
X/Big Brother Brasil
Deslanchou! Alane Dias se forma em Teatro, grava 1º filme e confirma carnaval na Grande Rio
Ex-BBB some dos holofotes para concluir faculdade, iniciar dois longas e ajustar agenda como musa da Grande Rio após rumores de crise no Carnaval 2026
Formatura e primeiro filme
Com um perfil discreto depois do destaque conquistado no BBB 24, Alane Dias reapareceu na semana passada com uma série de novidades profissionais. A bailarina paraense não desviou um milímetro de seu sonho de virar atriz e, extremamente focada, concluiu a graduação em Teatro, fez sua última apresentação pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), no Rio de Janeiro, e emendou o começo das filmagens de seu primeiro longa-metragem, enquanto já negocia a participação em um segundo projeto.
A soma de compromissos acadêmicos e de trabalho fez com que Alane faltasse aos primeiros eventos de preparação para o Carnaval 2026 na Grande Rio, o que alimentou fofocas sobre um possível afastamento da escola. Ao retornar à quadra no domingo (30/11), porém, a ex-BBB mostrou desenvoltura à frente da bateria e indicou que, ao contrário de outras celebridades, não depende de muitos ensaios para sustentar o posto no samba.
“Concluindo uma etapa importante da vida”
Em entrevista exclusiva a Lucas Pasin, do Metrópoles, Alane explicou que o sumiço nos ensaios e atividades sociais foram consequência de priorizar o fim de um ciclo essencial. “Me formei na faculdade de Teatro e estou gravando meu primeiro filme. Falei para a Grande Rio que estava concluindo essa etapa tão importante na minha vida. Que é o meu sonho mesmo, quem me acompanha sabe que esse é o meu sonho de muitos anos. O final da minha faculdade coincidiu com esse momento. Eu comuniquei a Grande Rio.”
Turma de Teatro com filha de Tadeu Schmidt
Uma curiosidade da formatura é que, na mesma turma de Teatro que tinha Alane Dias, também se graduou Valentina Schmidt, filha de Tadeu Schmidt, apresentador do “Big Brother Brasil”. Para o trabalho final, a classe apresentou uma montagem de Domingos de Oliveira, adaptando a peça “Os Melhores Anos de Nossas Vidas”.
Agenda ambiental e eventos globais
Além do foco no Teatro e no cinema, Alane também reforçou a atuação em causas socioambientais. Recentemente, ela marcou presença na COP 30 e foi uma das apresentadoras do Global Citizen: Amazônia, evento que reuniu artistas e ativistas para discutir clima e proteção da floresta.
Primeiro longa em sigilo e planos para o segundo
Sobre o filme de estreia, a atriz tem mantido o mistério, sem revelar título ou detalhes de bastidores.
Nas redes sociais, limitou-se a celebrar a conquista: “Eu me formei na faculdade de artes cênicas no ano mais corrido da minha vida. não só realizei esse sonho como estou realizando outro: estou gravando meu primeiro filme com um elenco incrível”, escreveu, enquanto organiza a agenda para começar um segundo longa já no início do próximo ano.
“Cheguei a ouvir gente falando ano passado que eu ‘tava sumida’. Eu não estava. Eu estava estudando, trabalhando, me cuidando e entendendo o grande salto que eu consegui dar. Acredito muito no tempo certo das coisas e meu tempo chegou. Eu tô muito, muito, muito feliz. Eu tô conseguindo, gente. Obrigada a todos vocês que me acompanham desde o início, gritando por todos os lados que esse é meu sonho. Tá acontecendo. É real”, ela completou.
Crise e bastidores na Grande Rio
Apesar das conquistas, a ausência de Alane como musa nos primeiros ensaios da Grande Rio gerou incômodo entre integrantes da escola, que passaram a duvidar da manutenção do posto. Rumores nos bastidores indicavam até um “climão” da diretoria com a ex-BBB, justamente por não saberem ao certo se ela estaria comprometida com a agremiação.
Segundo a atriz, porém, a situação com a direção foi tratada com transparência. “Eles são todos muito solícitos. Acho legal porque a gente tem uma comunicação muito direta. A Taty Feiticeira [vice-presidente da escola] é maravilhosa, todo mundo da comunidade. Eu comuniquei a ela e está tudo bem. Não teve confusão. Vi que algumas pessoas falaram que poderia ter tido algum tipo de confusão e não houve”, ela afirmou a Lucas Pasin.
Compromisso com a Sapucaí
Alane diz não cogitar deixar o Carnaval tão cedo, mesmo com a agenda lotada de gravações e eventos. “Depois que a gente sente a energia da Sapucaí, o coração bate mais forte com a bateria. Faço questão de organizar toda a minha agenda para estar presente”, garantiu, reforçando a intenção de conciliar carreira artística, engajamento ambiental e o posto de musa do carnaval.