
Divulgação/Globo
William Bonner se despede do “Jornal Nacional” com conselho para César Tralli: “Não podemos ser ingênuos”
Jornalista encerrou quase três décadas à frente do principal telejornal da Globo e entregou o comando ao apresentador do "Jornal Hoje"
Fim de ciclo histórico no “Jornal Nacional”
William Bonner se despediu do “Jornal Nacional” nesta sexta-feira (31/10), após 29 anos como âncora do principal telejornal da Globo. A saída marca o fim de uma era para o jornalismo da emissora e o início de uma nova fase sob o comando de César Tralli, que assume a bancada ao lado de Renata Vasconcellos a partir de segunda-feira (3).
Despedida e explicação sobre a saída
Durante o encerramento da edição, Bonner explicou novamente o motivo da mudança: “Se eu me dedicar não mais ao [trabalho] factual e sim às [reportagens sobre] atualidades, a vida fica mais suave. No Globo Repórter, eu teria um programa semanal, não diário. Hoje é meu último dia. Chegou o momento de receber o seu novo parceiro, Renata [Vasconcellos]. Não tem surpresa nenhuma. Todo mundo sabe quem é”, afirmou.
Após um período de férias das telas, ele voltará à TV em março de 2026 para dividir o comando do “Globo Repórter” com Sandra Annenberg.
César Tralli assume o posto e agradece recepção
Ao lado de Renata Vasconcellos e Bonner, César Tralli expressou emoção com a recepção na redação: “Uma alegria ver tanta gente que a gente gosta, mas tô sereno e tranquilo porque, você mesmo disse há pouco, a gente passou um dia tão agradável, a Renata me trouxe um presente com um cartão maravilhoso, a gente falou sobre a vida, sobre o passado, o presente e o futuro, sobre expectativa… Então, posso dizer que tô num estado de serenidade e de plenitude. Tô muito feliz de estar aqui com vocês, quero agradecer muito essa recepção maravilhosa”.
Homenagem e mensagens na despedida
Renata Vasconcellos, que completou 11 anos na bancada, se emocionou ao se despedir do colega e dar boas-vindas ao novo parceiro. “Tô muito emocionada, porque também é uma honra compartilhar essa bancada com vocês dois, dois monstros do jornalismo e profissionais… Agora, Tralli, você tem uma carreira longa que o Brasil já conhece, são quase 33 anos de carreira, mas a gente preparou uma reportagem pra mostrar um pouco dessa trajetória tão bonita”, disse.
Após a homenagem, Tralli falou sobre as expectativas e recebeu conselhos de Bonner. “O ‘Jornal Nacional’ tira de quem integra essa equipe o simples direito de ser ingênuo. Nós não podemos ser ingênuos nunca… Temos a presença de um país inteiro e fazemos um trabalho de depuração daquilo que é certo, que não é certo, que é verdadeiro. A ingenuidade é proibida para quem trabalha aqui”, afirmou Bonner.
Último “boa noite” e emoção na redação
No encerramento, Bonner se despediu do público com seu último “boa noite”: “Esse é meu último boa noite pelo Jornal Nacional. A gente se vê. E muito obrigado”, declarou, antes de ser aplaudido pela redação lotada.
Família e colegas acompanharam o momento. Bonner foi visto cumprimentando Natasha Dantas, sua esposa, enquanto Tralli recebeu o carinho de Ticiane Pinheiro e da filha Manuella. Renata também foi abraçada pelo filho, que acompanhou a mãe no estúdio pela primeira vez.
Tralli deixa o “Jornal Hoje”
Antes da estreia no “Jornal Nacional”, Tralli se despediu do “Jornal Hoje”, que apresentou por quatro anos. O telejornal vespertino passou a ser comandado por Roberto Kovalick nesta sexta (31).
🚨HISTÓRICO: O último ‘boa noite’ do William Bonner no #JornalNacional
— Alfinetei (@ALFINETEI) November 1, 2025