
Divulgação/American Eagle
Sydney Sweeney afunda nas bilheterias após polêmica de jeans
Atriz acumula três grandes fracassos de cinema em 2025 e vê sua imagem se desgastar após publicidade controversa e filiação ao partido de Trump
Crises abalam carreira da atriz
O ano de 2025 tem sido turbulento para Sydney Sweeney, que enfrenta uma maré de polêmicas e fracassos de bilheteria. Tudo começou a dar errado para a atriz após uma campanha publicitária de jeans para a American Eagle considerada eugenista. Em seguida, veio a descoberta de sua filiação ao partido do presidente Donald Trump e o lançamento de um sabonete feito com a água de seu banho. Tudo isso foi parar na mídia com grande destaque, e a sequência de exposições negativas se refletiu diretamente no desempenho comercial de seus projetos cinematográficos mais recentes.
Quais filmes fracassaram em 2025?
Nas últimas semanas, Sweeney lançou três filmes: “Eden”, “Americana” e “Christy”. As três produções tiveram um retorno financeiro baixíssimo, especialmente quando comparado aos seus orçamentos.
Dirigido por Ron Howard e estrelado ainda por Jude Law, Vanessa Kirby, Ana de Armas e Daniel Brühl, “Eden” arrecadou apenas US$ 2,7 milhões globalmente contra um orçamento de US$ 35 milhões, tornando-se uma grande decepção. Exibido originalmente no Festival de Toronto em 2024, o filme chegou aos cinemas em agosto com pouca publicidade e acabiy lançado discretamente no streaming Prime Video. “Americana”, por sua vez, um filme independente de baixo orçamento, foi adquirido pela Lionsgate e teve uma bilheteria de estreia de apenas US$ 500 mil.
Lançado neste final de semana nos Estados Unidos, “Christy”, cinebiografia da boxeadora Christy Martin, era a maior aposta da atriz, que já se via na temporada de premiações pela transformação física que empreendeu para se transformar numa lutadora profissional. A produção custou cerca de US$ 40 milhões e arrecadou apenas US$ 1,3 milhão, figurando entre as piores estreias em mais de 2 mil salas de todos os tempos na América do Norte.
Como a atriz reagiu às críticas?
Apesar do fracasso de “Christy”, Sweeney defendeu o projeto em uma longa postagem no Instagram, afirmando que o impacto social da obra supera os números. “Por quê? Porque nem sempre fazemos arte só pelos números, fazemos por seu impacto. E ‘Christy’ foi o projeto mais impactante da minha vida”, declarou.
A reação nas redes sociais, no entanto, foi de fortes críticas, acusando a atriz de “apelar” para um público que não consome arte. De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, a imagem da atriz também está se deteriorando nos bastidores, com relatos de que Zendaya, sua colega em “Euphoria”, estaria se recusando a trabalhar com ela por sua associação a Trump e pelas polêmicas recentes.
Sweeney ainda tem uma chance de redenção em 2025 com “A Empregada”, adaptação do best-seller de Freida McFadden, que estreia em 25 de dezembro nos EUA e na qual contracena com Amanda Seyfried.