
Instagram/Rinaldi Faria
Rinaldi Faria deixa chefia do SBT e estrelas da casa comemoram
Saída do diretor, dono da marca "Patati Patatá", ganhou ironias de Danilo Gentili e Ratinho, mas presidente do canal negou demissão
Crise no SBT leva à saída de diretor
Rinaldi Faria, que atuava como braço direito da presidente Daniela Abravanel Beyruti, não faz mais parte do SBT. A emissora anunciou o desligamento do empresário, que também é dono da marca “Patati e Patatá”, na noite de terça-feira (18/11), por meio de um comunicado oficial. Em seguida, nomes da casa repercutiram a decisão publicamente. Danilo Gentili, apresentador do “The Noite”, ironizou a demissão em seu perfil no X, e Ratinho celebrou no ar, agradecendo de joelhos por “permanecer na emissora”.
O que levou ao desgaste interno?
Rinaldi prestava consultoria havia um ano e assumiu a superintendência em julho. Sua gestão foi marcada por tensões internas, especialmente por cortes orçamentários e decisões estratégicas que não resultaram em melhora de audiência. Ele apostou em mudanças significativas na programação para aproximar o SBT da Record, mas as alterações não produziram avanços consistentes. Entre as medidas implementadas, esteve a contratação de Geraldo Luís para apresentar a nova versão do “Aqui Agora”, planejada para disputar a vice-liderança na faixa das 18h, mas que não conseguiu elevar os índices do canal.
Em sua nota oficial, o canal informou que o desligamento de Rinaldi Faria com a emissora foi em comum acordo. Entretanto, diversas publicações contestaram a versão oficial, expondo, com base em fontes de bastidores, que Rinaldi foi demitido por não entregar resultados, ter problemas de comunicação com o elenco e ter empobrecido visualmente o canal por cortes orçamentários.
Repercussão e comemoração interna
Danilo Gentili usou o X (antigo Twitter) para debochar: “Se você quer sumir, fale com o Patati. Se você quer chorar, fale com o Patatá”. Já Ratinho apareceu ajoelhado em seu programa, ao lado de Liminha, em comemoração. Dorynha Abravanel, sobrinha de Silvio Santos (1930-2024), também celebrou a saída de Faria, que assumiu o cargo após a demissão de seu irmão, Leon Abravanel. “Gratidão, meu Pai”, escreveu ela nas redes sociais.
Defesa e negação de crise
Em seu perfil no Instagram, a presidente do SBT, Daniela Beyruti, defendeu o ex-consultor. “Rinaldi, não gosto de injustiças. O que está saindo não é verdade. Há um ano, pedi para você me ajudar a buscar eficiência e otimização no SBT, você topou! Esse ano chegou ao fim e eu só tenho a te agradecer. Você me ajudou muito. Você vestiu a camisa e jogou nosso jogo. Quero expressar aqui minha gratidão”, publicou.
O próprio Rinaldi, em declaração ao colunista Flavio Ricco, negou qualquer desgaste. “Nada disso procede. Desde o início disse à Dani que daria um ano da minha vida para me dedicar ao SBT. Pelo amor e gratidão que tenho por eles”, afirmou.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.