
RecordPlus/A Fazenda
Record demite funcionário que fez comentário homofóbico em áudio vazado de “A Fazenda 17”
Câmera que chamou Fabiano Moraes de "bichona" durante agressão de Créo Kellab foi desligado pela emissora após repercussão negativa
Por que o funcionário foi demitido da Record?
A Record demitiu o funcionário responsável por proferir comentários homofóbicos que vazaram na RecordPlus durante a discussão entre Créo Kellab e Fabiano Moraes em “A Fazenda 17”. No áudio, o profissional usou o termo “bichona” para se referir a Fabiano logo após a agressão. A emissora confirmou a medida disciplinar ao Notícias da TV: “Foi um câmera que estava no estúdio. Ele foi demitido”.
O vazamento ocorreu logo depois da agressão exibida ao vivo na TV aberta na noite de terça (25/11). A RecordPlus manteve o áudio dos bastidores aberto, captando as reações inadequadas da equipe técnica enquanto o barraco acontecia na sede.
O que foi dito no áudio vazado?
Em um dos trechos mais criticados nas redes sociais, ouviu-se: “Arrebenta ele… Arrebenta ele… Ah, que bichona!”. A expressão foi rapidamente apontada como homofóbica por internautas e viralizou durante a madrugada. Outro trecho mostrava membros da equipe celebrando a expulsão de Créo: “Opa! O Créo se f*deu! O Créo se f*deu! Ah, Créo, faz isso não! E foi ao vivo! Foi ao vivo”.
Como foi a expulsão de Créo Kellab?
A discussão entre Créo e Fabiano escalou rapidamente depois da votação da Roça, culminando em um soco desferido pelo ator na cabeça do pai de Viih Tube durante o intervalo comercial. Adriane Galisteu mostrou a cena para o público e, após o final da edição na TV aberta, entrou na RecordPlay para anunciar: “O Créo deu um soco no Fabiano. Foi analisado pela produção. Tem regra, o público viu, o programa estava ao vivo”. O ator não contestou e admitiu: “Foi covarde [o que eu fiz]. Eu fui covarde”.
Comentário racista já tinha causado demissão em “A Fazenda 11”
Esta foi a segunda demissão de operadores de câmeras por comentários preconceituosos no reality. Em 2019, houve um “senta logo aí, macaca”, direcionado à Miss São Paulo Sabrina Paiva, que chocou os participantes de “A Fazenda 11”. Na ocasião, a emissora também demitiu o responsável pelas ofensas.