
Instagram/Miss Universe
Fátima Bosch, do México, vence Miss Universo 2025 após polêmica de insultos
Candidata mexicana foi alvo de ataques públicos durante o concurso na Tailândia, mas deu a volta por cima e conquistou a coroa, enquanto a brasileira parou no Top 30
Vitória com sabor de superação
A mexicana Fátima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025 na madrugada desta sexta-feira (21/11) em Bangkok, na Tailândia. A vitória veio acompanhada de muita emoção e lágrimas, especialmente após a candidata ter sido alvo de insultos públicos feitos por Nawat Itsaragrisil, coordenador do Miss Universo Tailândia. O dirigente chegou a criticá-la duramente no início do certame, mas o mexicano Raúl Rocha, presidente do Miss Universo, se manifestou em apoio à candidata de seu país, afirmando sua “indignação e repúdio a Nawat pelas agressões feitas publicamente”. Rocha detém parte dos direitos do Miss Universo, após a compra de uma participação na companhia, e a vitória de Fátima acabou tendo um componente politizado.
Discurso sobre empoderamento feminino
Com esse contexto, o discurso emocionado de Bosch teve o empoderamento feminino como norte. Questionada sobre como utilizaria sua plataforma para empoderar outras meninas, ela respondeu: “Como Miss Universo, vou dizer a elas: ‘acredite no poder de sua autenticidade, acredite em si mesma, [porque] os seus sonhos [são] importantes, o seu coração importa. E nunca deixe ninguém duvidar do seu valor, porque você vale tudo e você tem poder e sua voz precisa ser ouvida’. Muito obrigada”.
México celebra quarta coroa
Com a conquista de Fátima, o México soma agora quatro títulos na história do concurso. O país já havia vencido em 1991 (Lupita Jones), 2010 (Ximena Navarrete) e 2020 (Andrea Meza). O pódio de 2025 foi completado pela anfitriã Veena Praveenar Singh, da Tailândia (2º lugar), e pela venezuelana Stephany Abasali (3º lugar). Ahtisa Manalo (Filipinas) e Olivia Yacé (Costa do Marfim) fecharam o Top 5.
Brasileira quebra jejum de classificações
A representante do Brasil, Maria Gabriela Lacerda, de 24 anos, teve um desempenho notável ao entrar no Top 30, quebrando uma sequência de não-classificações do país que durava desde 2021. Apesar de não avançar para as fases finais, a miss agradeceu o apoio nas redes sociais: “Obrigada meu Brasil! A vontade de Deus é soberana”.
No Brasil, o evento foi transmitido pelo RecordPlus e portal R7, com apresentação de Michelle Barros e comentários de Natália Guimarães e Cris Barth.
Onde será o Miss Universo 2026?
Durante a exibição da premiação, Raúl Rocha revelou que a próxima edição do Miss Universo, de número 75, ocorrerá em Porto Rico em 2026, país que já foi sede do concurso em 2001.