
Instagram/Kleber Mendonça Filho
Kleber Mendonça Filho revela que seu próximo filme será ambientado no Recife dos anos 1930
Diretor de "O Agente Secreto" antecipa que trama vai explorar eventos anteriores à 2ª Guerra Mundial em sua cidade natal
De volta ao passado em Recife
Em plena campanha para o Oscar com “O Agente Secreto”, o cineasta Kleber Mendonça Filho já está de olho no futuro. Durante o tapete vermelho da noite de abertura do Festival de Marrakech, o diretor revelou ao site americano Deadline que seu próximo projeto será um drama ambientado em sua cidade natal, Recife, na década de 1930.
“O próximo filme, se o roteiro ficar bom… deve se passar nos anos 1930 no Recife, a cidade onde todos os meus filmes aconteceram”, adiantou o realizador. Embora tenha evitado dar muitos detalhes, ele sugeriu que a trama vai explorar o contexto histórico da região portuária no período que antecedeu a 2ª Guerra Mundial.
Inspiração pré-guerra
“Sempre foi uma grande cidade portuária, então muitas coisas loucas aconteceram nos anos 1930, logo antes da guerra estourar… isso é o máximo que posso dizer”, comentou Mendonça Filho, mantendo o mistério sobre o enredo específico.
A escolha temporal marca mais um mergulho do diretor na história e na identidade de Pernambuco, cenário constante em sua filmografia, que inclui sucessos como “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”. Enquanto desenvolve a nova ideia, o cineasta segue focado na promoção internacional de “O Agente Secreto”, representante oficial do Brasil na corrida por uma vaga no Oscar.