
Instagram/Julio Reny
Julio Reny perde a visão após ser agredido por ex-produtor
Ícone do rock gaúcho foi espancado com um troféu e teve as duas retinas descoladas após show no fim de semana
Agressão brutal a ícone do rock gaúcho
O cantor Julio Reny, um dos nomes mais importantes do rock gaúcho, foi brutalmente agredido por um ex-produtor e perdeu a visão após sofrer um descolamento das duas retinas. O ataque aconteceu no último sábado (8/11), depois de um show, e foi confirmado por sua filha, Consuelo Vallandro Barbo, em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (12/11).
Como está o estado de saúde do cantor?
No vídeo publicado em seu Instagram, Consuelo detalhou a gravidade das agressões, afirmando que Julio Reny está “completamente” sem autonomia devido à perda da visão. “Estou aqui gravando este vídeo em nome do meu pai, que não está em condições no momento de aparecer, porque está se recuperando. Ele foi espancado depois de um show, faz alguns dias, e eu estou assumindo o cuidado dele. Sofreu tantas pancadas que não consegue enxergar, descolou as duas retinas”, relatou ela. Consuelo acrescentou que o pai não sofreu traumatismo craniano, mas está se recuperando de múltiplos inchaços, edemas e escoriações.
O que motivou o ataque?
Segundo Consuelo relatou ao portal g1, o agressor era uma pessoa “de extrema confiança e convívio”. A agressão teria ocorrido com um troféu do Prêmio Açorianos, que o músico havia ganhado dias antes. “Foi em razão de um surto, algo assim, após uso de álcool, sei lá, e entrou numa paranoia e atacou ele dentro de casa”, contou. Ela também informou que um boletim de ocorrência seria registrado nesta quarta e que seu pai “lembra de tudo praticamente”.
Família pede ajuda para recuperação
A família do músico aguarda a chamada para a cirurgia de correção das retinas, que deve ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até o final de novembro. Diante da situação, Consuelo iniciou uma campanha para arrecadar fundos para pagar duas cuidadoras, uma para cada turno, garantindo a assistência necessária durante a recuperação, que pode levar mais de um mês após o procedimento. “Estou fazendo isso para que ele possa ficar em casa e se recuperar junto dos seus gatinhos, que ele tanto ama”, afirmou.
Carreira e novos rumos
Na última terça-feira (11), a equipe do artista anunciou que Julio Reny não fazia mais parte do casting da produtora Roch na Cara, passando a ser agenciado pela Bretanha Produções. Com mais de 45 anos de carreira, o cantor é uma figura central do rock gaúcho, conhecido por liderar bandas como Cowboys Espirituais e por sucessos que marcaram os anos 1980 como “Amor & Morte” e “Não Chores Lola”. Nesta época, também foi vocalista da banda Urubu Rei, liderada pelo falecido Carlos Eduardo Miranda (jurado de “Ídolos”, no SBT).