
Divulgação/Paramount
“Se Não Fosse Você” lidera pior bilheteria do Halloween desde os anos 1990
"Se Não Fosse Você", nova adaptação de Colleen Hoover, foi o fim mais visto do fim de semana nos EUA, com diferença mínima para "O Telefone Preto 2"
A pior arrecadação de Halloween em 31 anos
Nem doçuras, nem travessuras. O filme mais visto do fim de semana do Halloween nos Estados Unidos foi um melodrama romântico, “Se Não Fosse Você”, nova adaptação de um livro de Colleen Hoover, autora de “Se Eu Fosse Você”. A produção da Paramount arrecadou US$ 8,1 milhões em 3.245 cinemas, seguido de perto por “O Telefone Preto 2”, com US$ 8 milhões. Ao todo, os cinemas tiveram uma arrecadação total de apenas US$ 49,8 milhões. Esse número representa a pior performance de Halloween em mais de três décadas, de acordo com a Comscore, que não considera o ano de 2020 devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19.
Fatores que afetaram a bilheteira
A última vez que o Halloween teve uma arrecadação tão baixa foi em 1993, quando as vendas somaram US$ 49,2 milhões, ajustadas pela inflação. Com esse desempenho, o setor cinematográfico enfrenta uma das temporadas mais difíceis da história recente.
A queda nas bilheteiras de Halloween de 2025 pode ser atribuída a uma série de fatores, com destaque para a competição com eventos esportivos, como a World Series de beisebol, que atraíram grande parte da atenção do público para a TV. Além disso, o feriado de Halloween, que caiu em uma sexta-feira este ano, fez com que muitas pessoas se desviassem das salas de cinema para as festas e celebrações típicas da data.
O que faltou nas bilheteiras?
Um dos principais motivos para a baixa arrecadação foi a falta de um grande lançamento comercial. Este Halloween não contou com uma superprodução de peso como o sucesso de 2024, “Venom: A Última Rodada”. As bilheteiras dependeram de uma mistura de filmes que continuaram em cartaz, como “Se Não Fosse Você”, e relançamentos como “De Volta ao Futuro” e “Rocky Horror Picture Show”. A falta de estreias de grande porte levou o público a se dispersar, em vez de concentrar-se nos cinemas.
Como foi o desempenho internacional dos líderes?
Lançado há dois fins de semana, “Se Não Fosse Você” alcançou a marca de US$ 27,5 milhões em seus primeiros 10 dias de exibição nos cinemas norte-americanos e mais US$ 8,2 milhões internacionalmente, totalizando US$ 50,8 milhões em todo o mundo. Já “O Telefone Preto 2” ultrapassou a marca de US$ 104 milhões neste fim de semana. Com US$ 61,5 milhões arrecadados no mercado doméstico e US$ 43,3 milhões internacionais, o filme orçado em US$ 30 milhões já está no lucro e é uma grande vitória para a produtora Blumhouse, que vinha de fracassos de bilheteria em 2025.
Desempenho de “Chainsaw Man” e “Bugonia”
O anime “Chainsaw Man: O Filme – Arco da Reze”, baseado na popular obra japonesa, sofreu uma queda acentuada de 67% em seu segundo fim de semana e arrecadou apenas US$ 6 milhões no mercado doméstico, ocupando o 3º lugar. A produção do Crunhyroll totalizou US$ 30,8 milhões em 10 dias nos EUA. Entretanto, seu sucesso internacional impulsionou sua bilheteria total para US$ 139 milhões.
“Bugonia”, dirigido por Yorgos Lanthimos, ocupou o 4º lugar com US$ 4,8 milhões após expandir para 2.043 cinemas. O lançamento, entretanto, não está tendo o mesmo impacto das obras anteriores do diretor, como “Pobres Criaturas” e “A Favourita”. Internacionalmente, “Bugonia” arrecadou US$ 4,4 milhões, totalizando US$ 11,1 milhões mundiais. A estreia no Brasil está marcada apenas para 27 de novembro.
Relançamento de Clássicos
O relançamento do clássico “De Volta ao Futuro”, em celebração ao seu 40º aniversário, obteve uma excelente performance, arrecadando US$ 4,7 milhões em 2.290 cinemas. O filme agora totaliza US$ 221,7 milhões globalmente, permanecendo como uma das opções mais populares do público. Este desempenho garantiu a última vaga no Top 5, superando “Springsteen: Salve-me do Desconhecido”, que ficou em 6º lugar com US$ 3,8 milhões, uma queda de 57% em relação à semana anterior.
O fim de semana também contou com relançamentos dos filmes da franquia “Crepúsculo”, que voltaram aos cinemas para celebrar o 20º aniversário do livro original de Stephenie Meyer. A parceria entre a Fathom Events e a Lionsgate levou os cinco filmes da saga a cerca de 1.500 cinemas, com vendas estimadas em US$ 3,5 milhões, incluindo US$ 1,5 milhão apenas na exibição do primeiro filme.