
Ilustração/Perplexity
Três gigantes fazem ofertas bilionárias pela Warner Bros.
Paramount, Comcast e Netflix entregaram propostas não vinculantes na quinta (20/11), mas a única oferta por todo o conglomerado vem do estúdio de David Ellison
Warner Bros. Discovery recebe três ofertas de compra
A Warner Bros. Discovery (WBD) recebeu na quinta-feira (20/11) propostas não vinculantes de três conglomerados: Paramount Skydance, Comcast e Netflix. O movimento oficializa a disputa pelo controle de uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, com impactos potenciais para toda a indústria.
Quem são os compradores interessados na Warner?
A proposta da Paramount, liderada pelo CEO David Ellison, filho do bilionário Larry Ellison (cofundador da Oracle), é a única que contempla a aquisição integral da WBD. A oferta gira em torno de US$ 23,50 por ação, com 80% em dinheiro e 20% em ações, e inclui todo o portfólio: estúdios de cinema e TV, HBO, HBO Max, além de canais lineares como TNT, TBS, CNN, HGTV e Food Network.
Comcast, dona da NBCUniversal, e Netflix focam apenas nos estúdios e negócios de streaming. Ambas as empresas demonstraram interesse na biblioteca de conteúdo que inclui franquias como “Harry Potter”, “Batman”, “Game of Thrones” e outros personagens da Warner Bros., mas descartam os canais de TV a cabo.
Como ficariam os canais de TV a cabo?
A WBD já estudava subdividir a empresa em duas unidades independentes: uma com estúdios e streaming, outra com redes lineares. As propostas de Comcast e Netflix aceleram essa discussão, pois não têm abrangem ativos como CNN, TNT e Discovery Channel. O conselho da WBD avaliará como valorizar o negócio remanescente e as questões regulatórias que surgirão, especialmente com o governo Trump sinalizando possível desafio antitruste.
Financiamento de fundos soberanos da Arábia Saudita, Abu Dhabi e Catar pode sustentar as operações, embora não esteja claro se participam diretamente dos lances. A expectativa é de novas rodadas de negociação antes de decisão final, mas David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, declarou que espera concluir a venda de parte ou de toda a empresa até o Natal.
E a HBO Max?
Casey Bloys, chairman e CEO de conteúdo da HBO e HBO Max, se mostrou despreocupado com a potencial aquisição. Durante reunião com jornalistas em Nova York na quinta (20/11), afirmou: “Realizei uma assembleia há algumas semanas e mencionei que a melhor abordagem durante este processo é concentrar-se em suas responsabilidades, que envolvem criar o conteúdo mais impactante em qualquer gênero”.
Bloys destacou que, apesar de o processo consumir energia pela incerteza dos resultados, sua equipe mantém foco na produção. Ele expressou orgulho pelas conquistas da HBO e HBO Max, citando séries de sucesso como “Succession”, “The Last of Us” e “Dune: The Sisterhood”, e defendeu que qualquer transição deve preservar a equipe e a filosofia de programação da marca.