
Divulgação/Warner
“Gremlins 3” ganha data com direção de Chris Columbus e produção de Steven Spielberg
Terceiro filme da franquia será lançado em 2027, com Spielberg como produtor e Columbus assumindo a direção
Warner anuncia retorno dos “Gremlins” ao cinema
A franquia “Gremlins” vai voltar ao cinema após quatro décadas. O presidente da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, confirmou a produção de “Gremlins 3” durante uma apresentação para acionistas. A estreia está marcada para 19 de novembro de 2027 nos Estados Unidos.
Spielberg e Columbus retomam à franquia
Segundo a Variety, o filme contará novamente com Steven Spielberg como produtor-executivo, função que exerceu nos dois primeiros longas. Já Chris Columbus, roteirista do original e diretor de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, assumirá a direção, substituindo Joe Dante, responsável pelos dois primeiros títulos.
Concorrência acirrada nas bilheterias
“Gremlins 3” chegará aos cinemas apenas uma semana antes de “Frozen 3”, da Disney, e menos de um mês antes de “Vingadores: Guerras Secretas”, da Marvel. A disputa promete ser intensa, especialmente por acontecer entre duas grandes franquias populares do estúdio do Mickey.
O legado dos monstrinhos
O primeiro “Gremlins”, lançado em 1984, conta a história de um garoto que ganha um mogwai chamado Gizmo e acidentalmente quebra as regras que impedem a proliferação da criaturinha fofa em gremlins terríveis. O longa arrecadou US$ 159,7 milhões e se tornou um marco do cinema de fantasia.
A sequência “Gremlins 2: A Nova Geração”, lançada em 1990, foi mais satírica e metalinguística, mas teve desempenho inferior nas bilheterias, arrecadando menos de um terço do original. Com o tempo, tornou-se um cult querido pelos fãs.
Impacto na indústria cinematográfica
A violência e o humor sombrio do filme — assim como de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, lançado no mesmo ano — levaram Steven Spielberg a pressionar a MPAA (entidade americana de classificação indicativa) a criar a faixa PG-13, equivalente a 12/14 anos no Brasil, que até então não existia, para que crianças pudessem assistir aos longas.
Além dos filmes, a franquia se expandiu para quadrinhos, games e animações, mas sem repetir o sucesso do lançamento original.