
Divulgação/Globo
Globo estuda mudar horário de “Três Graças” após pesquisa
Estudo interno recomenda antecipar novela das nove, que acumula derrotas para "Dona de Mim" e críticas pelo horário tardio
Estudo recomenda mudança no horário nobre
A Globo encomendou um estudo para avaliar a possibilidade de antecipar “Três Graças” para as 21h, atendendo a reclamações do público sobre o horário de exibição. A área de dados da emissora cruzou pesquisas, números de audiência e comentários nas redes sociais, concluindo que a novela tem a avaliação mais positiva dos primeiros capítulos desde “Pantanal” (2022). As únicas críticas negativas constantes dizem respeito ao horário de exibição, segundo a colunista Carla Bittencourt, do Portal Leo Dias.
Hábitos do público mudaram nos últimos anos
Ao longo dos últimos anos, a emissora adiou o início das novelas das nove (que já foi novela das oito), considerando que o público precisava de tempo para chegar em casa, tomar banho e jantar. Pesquisas recentes, porém, mostram que o brasileiro está indo dormir mais cedo. Novelas que entram tarde e terminam ainda mais tarde enfrentam dificuldade para segurar audiência, já que os capítulos podem ser assistidos no Globoplay no dia seguinte.
Nesta semana, a trama de Aguinaldo Silva registrou sua 10ª derrota para “Dona de Mim”, que chegou a marcar 2,5 pontos a mais na exibição às 19h. Em São Paulo, “Três Graças” obteve 21,1 pontos, enquanto a novela das sete alcançou 23,6 pontos e foi a atração mais vista da TV brasileira. O fenômeno, na verdade, vem desde “Mania de Você”, que foi atropelada por “Volta por Cima”, e seguiu com as oscilações de “Vale Tudo”, fazendo muitos avaliarem que a exibição das 19h é o novo horário nobre.
Vai mudar o horário?
As sugestões de ajustes abrangeria as faixas das 18h às 23h e já estão com a alta cúpula, aguardando aval final entre canal e estúdios. Entretanto, a direção teme mudanças profundas que dispersem o público mais cedo, derrubando a programação até a meia-noite e comprometendo a média diária da emissora.
Corre-corre para conquistar décimos
Enquanto segue em seu horário normal, a produção adota estratégia agressiva para acelerar o ritmo, encurtar arcos e impactar o público com cenas fortes e reviravoltas, visando ganhar décimos no Ibope.
O ritmo acelerado, porém, pode originar outro problema. Criada por Aguinaldo Silva em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva, a história de Gerluce, interpretada por Sophie Charlotte, tem previsão para ficar no ar até maio de 2026.