
Divulgação/Netflix
Justiça anula condenação por assédio de ator de “Round 6”
Tribunal da Coreia do Sul reverte sentença de Oh Yeong-su, o Jogador 001, e coloca em dúvida a memória da vítima
Justiça reverte decisão
Uma corte da Coreia do Sul anulou nesta terça-feira (11/11) a condenação por assédio sexual do ator Oh Yeong-su, conhecido por interpretar Oh Il-nam, o Jogador 001 na série “Round 6” da Netflix. O artista de 81 anos havia sido sentenciado em março a uma pena suspensa de oito meses de prisão.
Qual foi a justificativa do tribunal?
O tribunal admitiu a possibilidade de o crime ter ocorrido, uma vez que o próprio ator pediu desculpas à vítima, mas colocou o incidente em dúvida. A justificativa da corte foi que “há a possibilidade de a memória da vítima ter se distorcido com o tempo”. Em entrevista a veículos de imprensa coreanos, Oh celebrou a decisão, afirmando que o tribunal teve “um julgamento sábio”.
A acusação, feita em 2021, referia-se a um incidente de 2017, no qual o ator teria abraçado e beijado a vítima duas vezes sem consentimento. O caso foi inicialmente fechado, mas reaberto em 2022. Em 2023, Oh chegou a admitir que havia se “comportado mal”. De acordo com a BBC, a vítima declarou à organização Womenlink que, “apesar da decisão de hoje, continuarei a falar a verdade até o fim”.
Quem é Oh Yeong-su?
Vencedor do Globo de Ouro por sua atuação em “Round 6”, Oh Yeong-su é um ator veterano e celebrado na Coreia do Sul, com uma carreira que se estende desde a década de 1960. Seu trabalho mais recente foi justamente na série da Netflix, que encerrou sua trajetória com a terceira e última temporada em 2025. Após ser um dos personagens centrais na estreia da produção, ele retornou em flashbacks nos episódios finais.