
RecordPlus/A Fazenda
Após tretas, “A Fazenda 17” muda regra para punir quem negligenciar animais
Aviso da produção foi lido pela fazendeira Saory Cardoso e gerou bate-boca generalizado, com acusações a Rayane Figliuzzi
Produção de “A Fazenda” muda regra
A Record mudou as regras sobre o trato dos animais em “A Fazenda 17”. Durante a madrugada desta quarta-feira (19/11), a fazendeira Saory Cardoso leu um comunicado da produção que estabelece punição individual para quem se recusar deliberadamente a cuidar dos bichos. A nota reforçou que a tarefa é obrigatória, mas também não deve ser usada como arma para atacar adversários.
Por que a regra mudou?
A nova diretriz veio após dias de tensão envolvendo Saory e Rayane Figliuzzi, que se recusou a cuidar do búfalo. O comunicado foi visto como um recado direto para as duas, já que a fazendeira chegou a se esconder para não ajudar a rival na tarefa, ignorando as obrigações de seu posto. O texto da produção foi claro: “A partir de agora, a não execução do trato de maneira deliberada e repetida por parte de um peão levará a uma punição individual. Isso vale para todos, inclusive o fazendeiro”.
Como foi a reação dos peões?
Imediatamente após o anúncio, os peões aplaudiram e direcionaram olhares para Rayane, que se tornou o centro de um novo confronto. Carol Lekker provocou a influenciadora: “Vai ter que fazer o búfalo querendo ou não”, disparou. Saory também entrou na discussão, afirmando que a rival “ainda não entendeu” o aviso. Rayane retrucou, dizendo que a própria fazendeira deveria honrar o chapéu e cumprir suas obrigações.
Discussão vira acerto de contas
A briga escalou para um acerto de contas, com acusações sobre quem havia negligenciado tarefas. Rayane admitiu falhas, mas justificou que a tarefa do búfalo era pesada demais para ser feita três vezes seguidas. A discussão arrancou comentários irônicos sobre preferências entre os bichos e supostas justificativas de coluna e cansaço. Carol, por exemplo, deixou de cumprir a mesma tarefa com estas desculpas.
Ignorando a orientação da produção de não usar o trato como penalidade, Saory pressionou para que o próximo fazendeiro mantivesse Rayane no cuidado dos búfalos como forma de castigo até o final do programa. “Quem voltar fazendeiro, põe de novo”, ela provocou.
🚨 Acabou a farra! A direção avisou aos peões que o trato dos animais não deve ser usado como punição. Além disso, quem se negar de forma deliberada e repetitiva a fazer o trato será punido individualmente #AFazenda pic.twitter.com/avSKQj6I6d
— Ju Nogueira (@junogueirajc) November 19, 2025