
Divulgação/Globo
“Vale Tudo” termina como a 3ª novela das 21h menos vista da Globo
Remake de Manuela Dias teve média de 23,5 pontos e ficou à frente apenas de “Mania de Você” e “Um Lugar ao Sol”
Remake de Manuela Dias foi fracasso de público
“Vale Tudo” marcou os 60 anos da Globo sem brilhar. No ranking histórico da faixa das 21h, a produção escrita por Manuela Dias encerrou sua trajetória como a terceira menos vista em todos os tempos. Com média geral de 23,5 pontos, o remake ficou atrás de “Um Lugar ao Sol” (2021–22), que teve 22,3 pontos, e “Mania de Você” (2024–25), com 21,2.
Resultado foi melhor por conta da reta final
A novela enfrentou dificuldade de público durante boa parte de seus 173 capítulos, registrando leve recuperação apenas após o término de “Força de Mulher”, exibida pela Record. Ao final, evitou liderar o ranking das piores audiências de todos os tempos ao engajar telespectadores com o famoso mistério de “quem matou Odete Roitman”, cuja resolução só serviu para aumentar as críticas negativas à produção.
O melhor resultado da trama foi alcançado em 6 de outubro, quando marcou 30,9 pontos com a falsa “morte” de Odete Roitman, interpretada por Debora Bloch. Já o último capítulo, exibido na sexta-feira (17/10), registrou 30,2 pontos de média.
Exagero publicitário da Globo gerou críticas
Mesmo com o desempenho aquém do esperado, a Globo promoveu um evento para o mercado publicitário na semana passada, destacando a audiência de “Vale Tudo” de forma considerada exagerada, numa comparação equivocada com “Beleza Fatal”, a primeira novela da história da HBO Max, numa plataforma completamente diferente. A ação foi interpretada como uma tentativa de valorizar o produto diante da queda de audiência e das críticas.
Nas redes sociais, o remake se consolidou como uma das novelas mais lamentadas da emissora nos últimos anos, justamente em comparação a “Beleza Fatal”, que foi o folhetim mais elogiado pelo público em 2025.