
Instagram/Taylor Swift -Courtesy of TAS Management
Taylor Swift lança “The Life of a Showgirl” com recorde no Spotify e coleção de indiretas
Novo álbum da cantora vira o mais pré-salvo da história e dispara teorias de fãs sobre recados a celebridades
Disco bate recorde antes do lançamento
Taylor Swift lançou nesta sexta-feira (3/10) seu 12º álbum de estúdio, “The Life of a Showgirl”. O trabalho já entrou para a história do Spotify como o disco mais pré-salvo da plataforma, superando a marca do anterior, “The Tortured Poets Department” (2024).
Retorno à era pop
Aos 35 anos, Taylor retomou a parceria com os suecos Max Martin e Shellback, produtores de três de seus discos mais marcantes: “Red” (2012), “1989” (2014) e “Reputation” (2017). O resultado são 12 novas faixas que, segundo a própria artista, representam seu retorno consciente ao pop. “Melodias tão viciantes que você quase fica irritado com elas”, disse recentemente sobre a proposta.
Sabrina Carpenter faz participação na canção-título. As demais músicas são: “The Fate of Ophelia”, “Elizabeth Taylor”, “Opalite”, “Father Figure”, “Eldest Daughter”, “Ruin the Friendship”, “Actually Romantic”, “Wi$h Li$t”, “Wood”, “CANCELLED!” e “Honey”.
Uma fase pessoal e criativa feliz
Mais alegre que seus últimos lançamentos, o álbum reflete o momento de estabilidade vivido por Taylor, que está noiva do jogador Travis Kelce, astro do Kansas City Chiefs (NFL), e celebrou este ano a recuperação dos direitos de seu catálogo musical após disputa com a Big Machine e Scooter Braun.
No Instagram, ela compartilhou um texto para os fãs: “Esta noite todas essas vidas convergem aqui, os mosaicos de risos e coquetéis de lágrimas… Não consigo expressar o quanto estou orgulhosa de compartilhar isto com vocês, um álbum que simplesmente parece tão certo”.
Romance e ironia nas letras
Embora o clima geral do álbum seja mais leve e romântico, com várias canções dedicadas a momentos de felicidade pessoal, os fãs rapidamente passaram a identificar farpas em algumas faixas. Nenhum nome é citado nas músicas, mas trechos foram interpretados como recados a figuras públicas.
“Actually Romantic” e Charli XCX
Charli XCX abriu a “Reputation Tour” em 2018, mas a amizade esfriou nos anos seguintes, quando a britânica se aproximou de Matty Healy, vocalista do The 1975 e ex-namorado de Taylor. Casada com George Daniel, baterista da banda, Charli se afastou e virou alvo de especulações na música “Actually Romantic”, cujo título lembra “Everything Is Romantic” (2018), de sua autoria.
Fãs destacaram um verso para fazer a conexão: “Ouvi dizer que você me chamou de Barbie sem graça quando a cocaína te deu coragem. Bateu na mão do meu ex e depois disse que fica feliz por ele ter me dado um perdido”.
“Wi$h Li$t” e as Kardashians
Nesta faixa, Swift canta sobre ostentação e luxo exagerado. Internautas compararam a narrativa à imagem pública das Kardashians, associando o consumo e a exposição em redes sociais ao estilo mostrado no reality da família.
“Cancelled!” e Blake Lively
Taylor e Blake Lively foram amigas por anos, mas rumores apontavam afastamento após a atriz se envolver em processo judicial contra Justin Baldoni, que quase a arrastou junto ao tribunal. Contrariando expectativas de críticas, a música que parece falar do caso, “Cancelled!”, é na verdade um reforço da amizade: “Ainda bem que gosto que os meus amigos estejam cancelados (…) Pelo menos você sabe exatamente quem são seus amigos. São aqueles com cicatrizes iguais às suas”.
“Father Figure” e Scooter Braun
Desde a venda dos masters de seus primeiros discos, o empresário Scooter Braun tem sido um antagonista na trajetória de Swift. Fãs enxergaram ecos desse episódio em versos como: “Você queria uma briga, agora encontrou, eu cerquei o lugar. Você vai dormir com os peixes. Antes que perceba, estará se afogando”. A leitura é de que a faixa aborda a briga que os dois tiveram pelas masters, com Taylor saindo por cima ao lançar novas gravações dos discos originais – a coleção “Taylor’s Version” – , até comprar de volta as gravações originais. Enquanto isso, o empresário perdeu até seu cliente mais famoso, Justin Bieber. “Confunda minha bondade com fraqueza e veja seu cartão ser cancelado. Eu era sua figura paterna, você puxou o gatilho errado. Esse império pertence a mim”, arrematou Taylor.
Produtividade em alta
Desde 2020, Swift lançou cinco álbuns de estúdio e quatro regravações, além de dezenas de faixas bônus. Mesmo antes de “Showgirl”, ela já havia colocado em circulação quase 200 novas nos últimos cinco anos. A produtividade da cantora impressiona tanto quanto a voracidade de seus fãs para consumir tudo o que ela lança, um recorde atrás do outro.
Visualizers no YouTube
Além das plataformas de música, todas as faixas de “The Life of a Showgirl” também foram lançadas no YouTube, acompanhadas de visualizers oficiais com fotos de Mert Alas & Marcus Piggott. Os vídeos seguem o estilo luxuoso e hiperestilizado da dupla, referência mundial em retratos e editoriais de moda com forte apelo imagético. Os clipes podem ser vistos abaixo.