
YouTube/Taylor Swift
Clipe de Taylor Swift referencia pintura clássica e era de ouro de Hollywood
Dirigido pela própria artista, “The Fate of Ophelia” mistura Shakespeare, John Everett Millais e o glamour dos musicais da MGM
Uma fusão entre Shakespeare e glamour
O novo videoclipe de Taylor Swift, “The Fate of Ophelia”, une referências do teatro, artes plásticas e cinema em uma produção dirigida pela própria cantora. Primeiro single do álbum “The Life of a Showgirl”, o vídeo estreou no YouTube na noite de domingo (5/10) e faz uma releitura moderna da personagem de Shakespeare, ao mesmo tempo em que evoca o glamour da era de ouro de Hollywood.
Dos pré-rafaelitas à capa de disco
O clipe abre com uma referência às artes plásticas, com Taylor como uma pintura viva, emoldurada num museu. Ela aparece deitada num lago, cercada por flores, numa referência à pintura “Ophelia”, do artista John Everett Millais, expoente da escola pré-rafaelita britânica. A narrativa visual completa seu ciclo numa banheira, ecoando o destino da personagem em “Hamlet”, de William Shakespeare. A cena final também é uma recriação da imagem da capa de “The Life of a Showgirl”, na qual a cantora aparece quase submersa em uma banheira, usando um figurino glamouroso.
A sequência ecoa o destino da heroína shakespeariana, mas oferece um desfecho alternativo. A cantora reimagina a personagem escapando do destino trágico, simbolizando uma ruptura com o papel passivo das heroínas clássicas. A referência à Ophelia, que se afoga em meio à loucura e ao abandono, é transformada pela artista em uma advertência para resistir.
Visual de grandes produções hollywoodianas
Entre as duas cenas, o clipe dirigido pela própria Swift mostra a cantora, suas dançarinas e outros participantes da “The Eras Tour” transitando por uma variedade de figurinos e cenários. Os visuais da cantora incluem aparições como uma clássica showgirl com madeixas loiras platinadas no estilo Marilyn Monroe, uma go-go dancer morena dos anos 1960, uma estrela de musicais aquáticos ao estilo de Esther Williams e uma atriz de cabelos negros duelando contra piratas em outro cenário da era de ouro de Hollywood.
O visual exuberante foi captado por Rodrigo Prieto, diretor de fotografia de “Barbie”, “O Segredo de Brokeback Mountain” e “Assassinos da Lua das Flores”. Ele já havia trabalhado com Taylor em clipes como “Cardigan” e “Fortnight”.
A era “The Life of a Showgirl”
O lançamento acompanha o 12º álbum de estúdio de Taylor Swift, produzido em parceria com os suecos Max Martin e Shellback. Lançado na sexta-feira (3/10), “The Life of a Showgirl” vendeu 2,7 milhões de cópias no primeiro dia, tornou-se o disco de vinil mais vendido em sua primeira semana e quebrou recordes de streaming.
A canção “The Fate of Ophelia” foi revelada originalmente durante o evento cinematográfico “The Official Release Party of a Showgirl”, que arrecadou US$ 46 milhões em três dias nos cinemas, consolidando Swift como um fenômeno também nas bilheterias.