
Divulgação/O2 Play
“Springsteen” e cinco filmes de terror chegam aos cinemas
O horror domina o circuito cinematográfico na semana do Halloween, com destaque para filmes nacionais do gênero na programação
A semana do Halloween traz nada menos que cinco filmes de terror aos cinemas, com um detalhe curioso: três deles são brasileiros, incluindo uma produção estrelada por Selton Mello. Fora do gênero, o principal lançamento é a cinebiografia do cantor Bruce Springsteen, mas a lista é ampla, tem relançamentos de clássicos e soma 19 títulos com foco no circuito cinéfilo das grandes cidades. Confira.
🎞️ SPRINGSTEEN: SALVE-ME DO DESCONHECIDO
A cinebiografia musical acompanha o roqueiro Bruce Springsteen (Jeremy Allen White, “O Urso”) durante a criação do álbum “Nebraska”, lançado em 1982. Registrado em um gravador de quatro canais no quarto de Springsteen em Nova Jersey, o disco marcou um momento crucial na carreira do músico, que lutava contra a depressão após o sucesso de “The River” (1980).
O filme explora o isolamento e a pressão da fama que levaram Springsteen a se afastar do público e criar uma das obras mais pessoais de sua discografia. Escrito e dirigido por Scott Cooper (“O Pálido Olho Azul”), o longa narra a jornada introspectiva do cantor como um processo de escavação emocional, mostrando como Springsteen mergulhou em suas dores mais profundas para criar um disco clássico.
Jeremy Allen White interpreta e canta as músicas de Springsteen ao longo do filme, incluindo a performance de “My Father’s House”. O elenco ainda destaca Jeremy Strong (“Succession”) como Jon Landau, empresário de longa data do cantor.
🎞️ BOM MENINO
Estreia em longas-metragens do diretor Ben Leonberg, “Bom Menino” é um terror sobrenatural diferente, que chama a atenção por ser narrado inteiramente da perspectiva de um cachorro. Indy, um Retriever interpretado pelo próprio cão de Leonberg, muda-se para uma casa rural com seu dono Todd (Shane Jensen), apenas para descobrir forças sobrenaturais à espreita nas sombras.
Quando entidades sombrias ameaçam seu companheiro humano, o corajoso filhote precisa lutar para proteger quem ele mais ama. Leonberg explora um medo comum entre donos de cães: por que o animal late ou olha fixamente para o nada.
O diretor enfatiza que Indy não atuou, respondendo aos comandos da equipe, enquanto técnicas de filmagem como design de som, música e iluminação evocam emoções que a audiência projeta no cachorro.
🎞️ TERROR EM SHELBY OAKS
A estreia em longas-metragens do crítico de cinema Chris Stuckmann conta com produção executiva de Mike Flanagan, diretor de “Doutor Sono” e “A Queda da Casa de Usher”. O filme acompanha Mia Brennan (Camille Sullivan, “Garota Perdida”), que busca sua irmã Riley (Sarah Durn, “Bagagem de Risco”), YouTuber especializada em investigações paranormais que desapareceu há 12 anos na misteriosa cidade abandonada de Shelby Oaks.
Quando Mia recebe uma fita misteriosa com indícios de que Riley pode estar viva, ela mergulha em uma investigação que revela uma história sombria de forças sobrenaturais que remonta à infância das irmãs. O longa combina found footage com narrativa tradicional, explorando a obsessão de Mia enquanto ela descobre evidências perturbadoras.
Bancado por crowdfunding, o projeto tornou-se o filme de terror mais financiado no Kickstarter ao arrecadar mais de US$ 1 milhão de 11.200 apoiadores.
🎞️ ENTERRE SEUS MORTOS | O2 Play
Dirigido por Marco Dutra, conhecido por terrores premiados como “Trabalhar Cansa” (2011) e “As Boas Maneiras” (2017), “Enterre Seus Mortos” adapta o romance homônimo de Ana Paula Maia, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e roteirista da série “Desalma” (2020). Na pequena cidade fictícia de Abalurdes, Edgar Wilson (Selton Mello, “Ainda Estou Aqui”) trabalha como recolhedor de animais mortos nas estradas, ao lado de Tomás (Danilo Grangheia, “O Sequestro do Voo 375”), ex-padre excomungado que distribui extrema unção aos seres moribundos.
Nete (Marjorie Estiano, “As Boas Maneiras”), chefe e namorada de Edgar, repassa as ocorrências diárias. Quando Edgar é forçado a violar as regras do trabalho, o caos passa a imperar em sua vida e na cidade, enquanto sinais de um possível apocalipse começam a surgir ao redor.
Dutra constrói um terror baseado na deterioração psicológica e atmosfera apocalíptica, explorando a fundação de uma nova religião em meio ao fim do mundo. O elenco conta também com Betty Faria (“Tieta”) e Maria Manoella (“Ainda Estou Aqui”).
🎞️ A PRÓPRIA CARNE
O primeiro filme de terror produzido pelo site Jovem Nerd é ambientado durante a Guerra do Paraguai entre 1864 e 1870. O longa acompanha três soldados brasileiros desertores que buscam refúgio em uma casa isolada na floresta, habitada por um fazendeiro misterioso e sua filha jovem. O que deveria ser um alívio da violência do campo de batalha se transforma em pesadelo quando os soldados descobrem os segredos macabros escondidos na propriedade.
O diretor Ian SBF (“Entre Abelhas”) constrói um terror baseado na deterioração psicológica, priorizando a atmosfera de tensão crescente em vez de sustos convencionais. No elenco estão Luiz Carlos Persy (“A Capsula”), Pierre Baitelli (“Passaporte para a Liberdade”), George Sauma (“Minha Irmã e Eu”), Jade Mascarenhas (“Elas por Elas”) e Jorge Guerreiro (“Justiça”).
🎞️ O PORÃO DA RUA DO GRITO
Dirigido por Sabrina Greve (“Desalma”), o terror psicológico acompanha Jonas (Giovanni De Lorenzi, “Desalma”) e Rebeca (Carol Marques da Costa), irmãos órfãos que vivem em um casarão antigo no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com a avó debilitada (Eliana Guttman, “Bugados”) e uma criança misteriosa trancada no porão. O roteiro, coescrito por Sabrina Greve e Michelle Ferreira (“Não Foi Minha Culpa”), utiliza o gênero do horror como metáfora para ciclos de violência que atravessam gerações.
A narrativa se desenvolve quando Rebeca aciona uma assistente social (Chris Couto, “Lov3”) na tentativa de vender o casarão e seguir em frente, enquanto Jonas resiste, atormentado pelos segredos de família guardados por gerações. Inspirado em clássicos como “Horror em Amityville”, “Os Outros” e “Sobrenatural”, o longa foi rodado durante a pandemia, em 2020, utilizando tecnologias como câmera remota para viabilizar as filmagens, e conquistou prêmios internacionais em festivais como Blood Window na Argentina e Macabro no México, além de exibições no Fantaspoa e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
🎞️ O FILHO DE MIL HOMENS
Primeiro filme baseado numa obra de Valter Hugo Mãe, o longa dirigido por Daniel Rezende (“Turma da Mônica: Laços”) acompanha os personagens Antonino (Johnny Massaro, “Verdades Secretas”), Camilo (o estreante Miguel Martines) e Isaura (a estreante Rebeca Jamir), que cruzam o caminho do pescador solitário vivido por Rodrigo Santoro (“O Último Azul”).
Na trama narrada por Zezé Motta (“Alemão 2”), Crisóstomo é um pescador que, ao chegar aos 40 anos, sente o vazio de nunca ter tido um filho. Sua rotina muda quando encontra Camilo, um menino órfão que passa a viver com ele. A vida dos dois se entrelaça à de Isaura, uma mulher que sofre com a rejeição por não ser mais virgem, e à de Antonino, um jovem sensível vítima de preconceito. Os quatro constroem uma família fora dos moldes tradicionais, unida pelo afeto e pela necessidade de pertencimento.
Com filmagens realizadas em Búzios (RJ) e Chapada Diamantina (BA), a produção da Netflix aborda temas como empatia, aceitação e a capacidade humana de construir laços afetivos. O elenco ainda conta com Antonio Haddad (“Turma da Mônica: Lições”), Carlos Francisco (“Bacurau”), Grace Passô (“O Dia que Te Conheci”), Inez Viana (“A Dona do Pedaço”), Juliana Caldas (“O Outro Lado do Paraíso”), Lívia Silva (“Marighella”), Marcello Escorel (“2 Filhos de Francisco”) e Tuna Dwek (“Carandiru”).
🎞️ BRINCANDO COM FOGO
As irmãs francesas Delphine Coulin e Muriel Coulin, conhecidas por “17 Meninas” (2011), exploram a radicalização da juventude em regiões afetadas pela falta de oportunidades. Na adaptação do livro de Laurent Petitmangin, Vincent Lindon (“Titane”) vive Pierre, um operário ferroviário viúvo que cria sozinho dois filhos: Louis (Stefan Crepon, “Andor”), prestes a estudar em Paris, e Fus (Benjamin Voisin, “Verão de 85”), que vive cada vez mais recluso.
Fascinado por violência, Fus aproxima-se de grupos de extrema direita, ideologia oposta aos valores antifascistas de Pierre. O pai assiste impotente à transformação do filho, enquanto amor e incompreensão se alternam na dinâmica familiar. Vincent Lindon ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza por sua interpretação como o pai que não consegue reagir à mudança de comportamento do filho.
As diretoras mesclam cenas ficcionais com toques quase documentais ao incorporar eventos e discursos que espelham a ascensão de ideologias extremistas na sociedade contemporânea. A narrativa oferece um retrato incisivo da erosão de valores dentro de uma família comum, revelando as fissuras causadas pelo ódio político na intimidade do lar.
🎞️ SONHOS
Em sua segunda parceria com o cineasta mexicano Michel Franco após “Memória” (2023), Jessica Chastain interpreta Jennifer, uma influente socialite de São Francisco que administra uma fundação de apoio às artes. Sua vida ordenada é abalada quando Fernando (Isaac Hernández, “Alguém Tem que Morrer”), bailarino mexicano que ela patrocina na Cidade do México, atravessa ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos para estar com ela.
A chegada inesperada de Fernando ameaça a reputação e o mundo cuidadosamente construído de Jennifer. Franco explora a dinâmica tóxica entre dois indivíduos de origens e privilégios diferentes, expandindo a relação pessoal para um comentário sobre as tensões entre México e Estados Unidos. O diretor afirma que o ponto de partida foi o relacionamento complexo entre os personagens, cujas boas intenções são impedidas por suas diferentes realidades.
🎞️ DELÍRIO
A coprodução entre Costa Rica e Chile é dirigida por Alexandra Latishev Salazar (“Medea”), cineasta que explora temas de identidade, corpo e gênero em suas obras. Masha (Helena Calderón), garota de 11 anos, muda-se com a mãe Elisa (Liliana Biamonte, também de “Medea”) para a casa da avó Dinia (Anabelle Ulloa, “Destino Incerto”), que sofre de demência. A família age como se o pai de Masha estivesse morto, algo que a menina nega ativamente.
Quando Elisa começa a sentir uma presença ameaçadora ao redor da casa, ela isola Masha do mundo exterior para protegê-la. A diretora baseia-se em sua própria experiência familiar com violência doméstica e delírios persecutórios para dar vida ao drama psicológico com elementos de terror, explorando os fantasmas do passado e os traumas geracionais das três protagonistas.
Filmado em São Francisco e Cidade do México, o longa teve première na competição principal do Festival de Berlim deste ano.
🎞️ NOVEMBRO
Estreia em longas-metragens do diretor e roteirista colombiano Tomás Corredor, “Novembro” reconstrói um dos episódios mais tensos da história recente da Colômbia: a tomada do Palácio da Justiça em 1985. Presos em um banheiro por mais de 27 horas, guerrilheiros do M-19, juízes e cidadãos comuns enfrentam algo mais violento do que balas: suas próprias convicções e o colapso delas, enquanto o caos toma conta do país.
Corredor utiliza o ambiente claustrofóbico para criar atrito entre os personagens, combinando elementos fictícios com imagens históricas de arquivo. O diretor focou nas principais pessoas confinadas no espaço pequeno, usando explosões para conectar o que acontecia dentro do banheiro com o contexto histórico externo.
Protagonizado por Natalia Reyes (“O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio”) e Santiago Alarcón (“A Primeira Vez”), o filme mantém seu clima intenso e ritmo ágil com uma curta duração de apenas 78 minutos.
🎞️ O PRAZER É MEU
Primeiro longa do cineasta brasileiro radicado na Argentina Sacha Amaral, que já havia sido selecionado para o Festival de Cannes com o curta “Billy Boy” (2021). Vencedor do Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires em 2024, o filme acompanha Antônio (Max Suen, “O Pranto do Mal”), um jovem à deriva na capital portenha que busca sentido para sua existência.
A narrativa segue a tendência LGBTQIA+ dos curtas de Amaral, acompanhando os encontros e desencontros de Antônio enquanto ele transita por relações afetivas e sexuais sem buscar definições ou categorias. O personagem age nos limites da emotividade, em um filme que integra a sexualidade à vida emocional sem transformá-la em tema central. A produção é compartilhada por estúdios da Argentina, Brasil e França.
🎞️ A MEMÓRIA DO CHEIRO DAS COISAS
O drama dirigido pelo português António Ferreira acompanha Arménio, octogenário ex-combatente da Guerra Colonial, obrigado a viver em um lar para idosos onde conhece Hermínia, uma cuidadora negra. Confrontado com a vulnerabilidade da velhice, Arménio enfrenta lembranças do passado violento na África, enquanto uma inesperada amizade floresce com sua cuidadora.
Os filmes do cineasta de “Respirar Debaixo d’Água” (2000) e “Pedro e Inês” (2018) costumam cruzar narrativas íntimas com temas sociais, e atingem ampla circulação internacional. Desta vez, ele mirou na solidão da Terceira Idade, racismo latente e reconciliação, e rendeu a José Martins (“Amor Impossível”), intérprete de Arménio, o prêmio de Melhor Ator no Festival de Xangai, na China. Mina Andala (“O Jogo da Rainha”) interpreta Hermínia.
🎞️ REJEITO
O documentário acompanha personagens reais impactados pelo rompimento de barragens e pela mineração no Brasil. Fruto de quatro anos de trabalho, o filme segue a ambientalista Maria Tereza Corujo e a resistência de comunidades ameaçadas em seus territórios, trazendo luz sobre os impactos socioambientais da atividade mineradora.
Às vésperas dos 10 anos do desastre de Mariana, o documentário mostra como novos colapsos de barragens ameaçam milhões de pessoas. O filme destaca Minas Gerais, estado responsável por cerca de 61% da produção nacional de minério de ferro, historicamente marcado por desastres e violações, expondo o modus operandi do governo estadual, enquanto refugiados das barragens resistem aos abusos das empresas de mineração em comunidades sob ameaça.
A direção é de Pedro de Filippis, cineasta de Belo Horizonte formado pelo programa europeu Doc Nomads, que já fez documentários em Portugal, Hungria e Bélgica. Em 2021, foi indicado ao prêmio Global Emerging Filmmaker da Netflix e IDA. Seu documentário foi exibido em festivais como Cinéma du Réel (França), Hot Docs (Canadá), IDFA (Holanda) e ganhou prêmios de Melhor Filme no Festival de Cinema Medioambiental de Canarias e CineEco.
🎞️ SER FELIZ POR NENHUM MOTIVO
Dirigido por Edu Felistoque (“Cracolândia”), o documentário “Ser Feliz por Nenhum Motivo” propõe uma reflexão sobre meditação como resposta ao estresse da vida moderna, apresentando um olhar científico, contemporâneo e laico sobre a prática. Conduzido pelo médico e influenciador Rafael Gratta, criador do protocolo MFMA (Mais Foco Menos Ansiedade), o documentário parte da constatação de que cerca de 19 milhões de brasileiros convivem com transtornos de ansiedade, segundo a OMS.
A narrativa aborda a chegada do budismo japonês ao Brasil nos anos 1950 e explica práticas como Zazen e Meditação Transcendental. O filme também explora tradições indígenas com a participação do pajé Luã Apyká, da aldeia Tabaçu Reko Ypy, além de apresentar experiências de meditação em presídios, escolas e favelas. Entre os entrevistados estão especialistas como Monja Coen e Klebér Tani, além de depoimentos de personalidades conhecidas do público, como Angélica, Juliana Paes, Fernanda Lima, Mariana Ximenes, Bruninho, Carlos Burle, Luciano Szafir e Marcelo Serrado.
A proposta é desmistificar a meditação com irreverência e dinamismo, mostrando que a prática pode ser realizada em qualquer lugar e impactar positivamente a vida das pessoas.
🎞️ O NATAL DA PATRULHA CANINA
O especial natalino da franquia “Patrulha Canina” acompanha Rubble, o filhote especializado em construção, ansioso pela chegada de Papai Noel com uma nova furadeira laser. Mas o Bom Velhinho fica doente e, sem conseguir entregar os presentes esperados, enfrenta a ameaça do prefeito Humdinger, que planeja ir ao Polo Norte para roubar tudo. Cabe então à Patrulha Canina impedir os planos do vilão e salvar o Natal.
O especial de 44 minutos inclui uma mistura de canções originais e clássicos natalinos, e chega aos cinemas acompanhado de um episódio bônus de 11 minutos, em que Humdinger tenta dar outro golpe nos patrulheiros caninos às vésperas do Natal.
🎞️ A NOIVA CADÁVER
Dirigido por Tim Burton e Mike Johnson, a animação de 2005 completa 20 anos como uma das obras mais emblemáticas do stop motion contemporâneo. Victor Van Dort, jovem tímido e atrapalhado, treina seus votos de casamento em um bosque e acidentalmente casa-se com Emily, a Noiva Cadáver, sendo arrastado para a vibrante Terra dos Mortos enquanto tenta retornar ao mundo dos vivos e encontrar sua verdadeira paixão, Victoria Everglot.
A animação explora temas de amor, morte e aceitação com a estética gótica característica de Burton, combinando o macabro com elementos agridoces. Danny Elfman assinou a trilha sonora, incluindo canções como “Remains of the Day”, que se tornaram parte do legado do filme. O elenco de vozes original inclui Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Emily Watson nos papéis principais.
🎞️ TUBARÃO – 50º ANIVERSÁRIO
Dirigido por Steven Spielberg em 1975, “Tubarão” volta em versão restaurada aos cinemas em celebração ao seu cinquentenário, permitindo que novas gerações experimentem nas telonas a obra que definiu o cinema comercial moderno. Vencedor de três Oscars, incluindo Melhor Trilha Sonora Original, “Tubarão” tornou-se um fenômeno global e transformou Spielberg em nome consagrado, graças ao suspense intenso de sua produção, resultado em parte da precariedade do tubarão mecânico usado na produção.
Baseado no best-seller de Peter Benchley, o filme acompanha o xerife (Roy Scheider) de uma cidadezinha litorânea diante de indícios de ataques de tubarão. Tendo que lidar com um prefeito corrupto, que não quer que os turistas saibam que há um tubarão assassino próximo da praia, ele testemunha um banho de sangue e decide se juntar a um pescador experiente (Robert Shaw) e a um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) para caçar o peixão em alto-mar. O trio se aventura num pequeno barco e só percebe tarde demais quem, na verdade, está sendo caçado, ao vislumbrarem o tamanho do tubarão branco gigante.
A ousadia de filmar em mar aberto, sob condições imprevisíveis, quase afundou o projeto antes do lançamento, com o famoso tubarão mecânico quebrando inúmeras vezes. Para contornar o imprevisto, Spielberg se inspirou em Hitchcock e passou a insinuar a presença de seu “monstro” com detalhes de cena, como uma barbatana distante ou uma corda puxada para o fundo do mar, sempre ao som dos acordes graves da famosa trilha de John Williams.
O clima era de caos: turistas invadiam tomadas, atores lidavam com enjoos durante as filmagens no mar e o elenco principal travava embates frequentes, especialmente Robert Shaw e Richard Dreyfuss. Tinha tudo para dar um prejuízo enorme. Mas teve bilheteria recorde para a época, graças ao suspense intenso e a uma campanha que explorou o medo do mar em pleno verão. O impacto foi tanto que “Tubarão” mudou o calendário cinematográfico, fazendo o verão se tornar a época dos grandes lançamentos de Hollywood. Mais que um filme, o longa de Spielberg se tornou um evento, algo que todos precisavam ver e comentar, moldando todo o conceito do blockbuster moderno e mudando a indústria do cinema para sempre.
🎞️ GUERREIRAS DO K-POP PARA CANTAR JUNTO
Depois de surpreender e conquistar o topo das bilheteiras na América do Norte, a versão karaokê do musical animado chega ao Brasil. O lançamento nos cinemas nos EUA arrecadou entre US$ 18 milhões e US$ 20 milhões no fim de semana e marcou a primeira vez que a Netflix alcançou o 1º lugar nos cinemas.
A adaptação da animação popular, disponível na Netflix desde junho, apresenta as músicas com letras na tela, permitindo ao público acompanhar hits que se tornaram sucessos nas paradas musicais. Entre eles estão “Golden”, “Your Idol” e “Soda Pop”, todos no top 10 da Billboard Hot 100. O álbum da trilha também permanece entre os dez mais da Billboard 200, consolidando o impacto do projeto.
A história segue Rumi (Arden Cho, de “Teen Wolf”), Mira (May Hong, de “Servant”) e Zooey (Ji-young Yoo, de “Expatriadas”), integrantes da fictícia girl band Huntr/x, que enfrentam demônios disfarçados de boy band. O longa é dirigido por Maggie Kang e Chris Appelhans, que já haviam colaborado em “A Origem dos Guardiões”. Produzido pela Sony Pictures Animation, o filme original se tornou o mais assistido da história da plataforma.