
Divulgação/A24
A transformação de The Rock em “Smashing Machine” é destaque nos cinemas nesta quinta
A cinebiografia premiada do lutador de UFC Mark Kerr adianta o clima de Oscar no circuito nacional, que também recebe "Malês", de Antonio Pitanga, e dois terrores
🎞️ CORAÇÃO DE LUTADOR: THE SMASHING MACHINE
A cinebiografia do lutador Mark Kerr retrata a trajetória do campeão do UFC em sua fase mais turbulenta, marcada por vícios e crises pessoais. Dwayne “The Rock” Johnson, que foi um lutador famoso antes de virar ator, aparece irreconhecível no papel do protagonista, perdendo 30 quilos para a transformação física mais intensa de sua carreira no cinema. O elenco também destaca Emily Blunt como Dawn Staples, esposa de Kerr, num reencontro dos dois atores após o sucesso da aventura “Jungle Cruise” há quatro anos.
Mark Kerr competiu como lutador profissional de 1997 a 2009, conquistando dois títulos no UFC e vencendo quatro edições do ADCC, principal campeonato mundial de luta agarrada. Sua vida pessoal, marcada por dependência química e conflitos com treinadores e companheiras, foi retratada no documentário “The Smashing Machine”, produzido pela HBO em 2002, que inspira o longa
A produção marca a estreia solo de Benny Safdie como diretor e roteirista, após ficar conhecido pelos filmes “Joias Brutas” e “Bom Comportamento” em parceria com o irmão Josh Safdie. Ele venceu o Leão de Prata de Melhor Direção no Festival de Veneza. Após a exibição aplaudidíssima (10 minutos de ovação) no evento italiano, as apostas da crítica também apontam indicação de The Rock ao Oscar, em sua primeira performance dramática de peso. O filme utiliza a experiência pessoal do ator com lutas, depressão e dificuldades financeiras para construir um retrato autêntico da vulnerabilidade masculina no esporte profissional.
🎞️ GOAT
O novo suspense intenso produzido por Jordan Peele (“Corra!”) explora os limites da obsessão esportiva através da jornada de um jovem quarterback universitário que sofre traumatismo craniano em um ataque de fã. O título é uma palavra que significa “bode” em inglês, mas também serve de sigla para “Maior de Todos os Tempos” (Greatest of All Time), um rótulo destinado aos melhores em suas atividades, usado especialmente pela imprensa esportiva americana. Curiosamente, o título original do filme em inglês é outro: “HIM”, um termo usado para o atleta que “é o cara”. A trama explora os bastidores sombrios da idolatria esportiva. A narrativa faz nova abordagem ao terror psicológico, misturando ambiente do futebol americano com elementos de thriller sobrenatural.
“GOAT” acompanha o Cameron “Cam” Cade (Tyriq Withers, de “Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado”) em sua preparação para o Combine, evento decisivo que pode garantir sua entrada na NFL. Na véspera da grande oportunidade de sua carreira, ele sofre um ataque brutal cometido por um fã desequilibrado. Quando seu futuro parece ameaçado, surge uma chance inesperada: treinar com Isaiah White (Marlon Wayans, de “As Branquelas”), uma lenda do futebol americano. À medida que o treinamento se intensifica no retiro que Isaiah divide com a influenciadora Elsie White (Julia Fox, “Joias Brutas”), o carisma do mentor se transforma em presença sinistra, levando o jovem atleta por uma espiral de manipulação e terror psicológico.
Apesar da surpreendente performance dramática de Marlon Wayans, o filme não agradou a crítica (32% de aprovação no Rotten Tomatoes) nem o público (“C-” no CinemaScore) dos EUA.
🎞️ OS ESTRANHOS: CAPÍTULO 2
A sequência de “Os Estranhos: Capítulo 1” retoma imediatamente os eventos de terror vividos por Maya (Madelaine Petsch, “Riverdale”) no filme anterior. Única sobrevivente do massacre cometido pelo trio de assassinos mascarados, Maya se recupera no hospital quando descobre que seus algozes não desistiram de caçá-la. Em uma perseguição frenética que se estende do ambiente hospitalar para florestas e ruas desertas, a jovem é forçada a fugir e lutar por sua vida mais uma vez, enquanto os assassinos – conhecidos como Dollface, Shelly e Scarecrow – fazem de tudo para terminar o que começaram. O filme mantém o clima de suspense e violência crescente, encaminhando a trama para um clímax em aberto que prepara o terreno para o capítulo final da trilogia.
A trilogia planejada expande o universo criado por Bryan Bertino em 2008, mantendo a premissa original de invasores anônimos que aterrorizam vítimas aleatórias sem motivação aparente. A direção da nova trilogia está à cargo do veterano Renny Harlin (“Duro de Matar 2”), com roteiros de Alan R. Cohen e Alan Freedland (“As Fabulosas Aventuras dos Freak Brothers”), que mantém a atmosfera opressiva da obra original, utilizando as máscaras icônicas dos invasores para perpetuar o clima de ameaça permanente e a imprevisibilidade que caracteriza a franquia. Mas enquanto o longa original foi considerado brutal e inovador, os novos são descartados como derivativos e tediosos pela crítica. O “Capítulo 1” teve 21% de aprovação e o “Capítulo 2” só 18% no Rotten Tomatoes.
🎞️ MALÊS
O veterano astro Antônio Pitanga (“Casa de Antiguidades”) dirige a dramatização da Revolta dos Malês, maior insurreição de escravizados da história do Brasil, com roteiro de Manuela Dias (ela mesmo, a autora de “Vale Tudo”). Ambientado na Salvador de 1835, o filme acompanha dois jovens muçulmanos separados durante sequestro na África e escravizados no Brasil, que lutam para sobreviver e se reencontrar em meio ao levante organizado pelos africanos islâmicos.
Antônio Pitanga tornou seu segundo longo como diretor, quase meio século após a estreia na função no clássico “Na Boca do Mundo” (1978), num programa de família. Os Pitangas se dividem nos papéis principais. O próprio Antônio vive Pacífico Licutan, líder histórico que defendia união entre diferentes povos e religiões para o sucesso da revolta. Seu filho Rocco Pitanga (“Impuros”) interpreta Dassalu e sua filha Camila Pitanga (“Beleza Fatal”) vive Sabina, formando o núcleo familiar central que conecta drama pessoal com contexto histórico da resistência negra na Bahia imperial.
Projeto de três décadas do diretor, o filme teve première no Festival do Rio 2024 e representa manifesto cinematográfico sobre importância da luta pela liberdade, destacando papel fundamental dos malês na resistência antiescravista brasileira. O elenco inclui ainda Samira Carvalho (“Praia Formosa”), Bukassa Kabengele (“Mania de Você”), Rodrigo de Odé (“Negociador”) e Patrícia Pillar (“One Nascem os Fortes”), em coprodução da Tambellini Filmes com Globo Filmes.
🎞️ ESPIRAL
O drama gaúcho reflete a transformação econômica de Novo Hamburgo, conectando a ascensão e crise da indústria calçadista local com a dinâmica íntima de uma família. A trama retrata, de forma não linear, as dores, segredos e laços afetivos de três gerações cujas histórias estão intrinsecamente ligadas a uma fábrica de sapatos. A narrativa vai de 1982, quando empresários fechavam negócios internacionais, até 2022, utilizando reuniões familiares para revelar como a prosperidade e a crise econômica moldaram o destino de cada membro.
O diretor Leonardo Peixoto, nascido em Pelotas e criado em Novo Hamburgo, presenciou impactos da concorrência chinesa nos anos 1990, incorporando relatos pessoais de falências familiares na comunidade. A produção explora a descoberta de caminhos individuais em meio às transformações externas, utilizando a indústria do couro como metáfora para ciclos de prosperidade e declínio. O elenco inclui Gutto Szuster (“Rota 66: A Polícia que Mata”), Renata de Lélis (“A Nuvem Rosa”) e o estreante em longas Marcos Verza.
O lançamento é limitado e privilegia o circuito gaúcho.
🎞️ O HOMEM MAIS FELIZ DO MUNDO
Ambientado na Sarajevo contemporânea, o drama acompanha um encontro inesperado entre pessoas marcadas pela guerra da Bósnia. Asja (Jelena Kordić Kuret, “Quo Vadis, Aida?”), uma mulher solteira de 40 e poucos anos, decide participar de um evento de “speed dating” na cidade, em busca de conexão humana. Lá, ela conhece Zoran (Adnan Omerović, “Simpatia pelo Diabo”), um banqueiro da mesma idade que parece compatível à primeira vista. Conforme conversam, porém, vem à tona que eles estiveram em lados opostos do cerco de Sarajevo nos anos 1990 – e que Zoran pode ter desempenhado um papel traumático no passado de Asja. A partir dessa descoberta, o que seria um simples encontro romântico transforma-se em um confronto emocional tenso, obrigando ambos a enfrentar lembranças dolorosas e a considerar a possibilidade do perdão.
Dirigido pela cineasta macedônia Teona Strugar Mitevska (do aclamado “Deus É Mulher e Seu Nome É Petúnia”), o filme é um drama intimista que explora as cicatrizes invisíveis deixadas pelo conflito nos habitantes de Sarajevo. Mitevska constrói a narrativa praticamente em tempo real, dentro do espaço claustrofóbico do salão de encontros, onde atividades aparentemente banais – brincadeiras de dinâmica de grupo e conversas triviais – ganham camadas de significado à medida que a verdade vai sendo revelada.
Representante oficial da Macedônia do Norte no Oscar, a coprodução balcânica estreou na mostra Horizontes do Festival de Veneza e rendeu o prêmio de Melhor Atriz para Jelena Kordić Kuret no Festival de Bruxelas.
🎞️ CRÔNICAS DE EXORCISMO: O INÍCIO
A animação adulta sul-coreana mergulha numa batalha épica entre o bem e o mal no mundo contemporâneo. Quando uma insurgência demoníaca ameaça destruir a humanidade, um monge budista e um padre excomungado unem forças para proteger um menino dotado de poderes especiais – possível messias de uma nova geração de exorcistas. A produção adapta a graphic novel sul-coreana “Toemarok”, fenômeno editorial com 10 milhões de cópias vendidas e 238 milhões de visualizações online. A versão em webtoon, lançada em 2021, conta com mais de 130 episódios publicados, estabelecendo base sólida para expansão da franquia no cinema.
Estreia na direção de Kim Dong-Chul, o longa combina ação, mistério e fantasia sombria inspirada em lendas culturais coreanas. O protagonista é o Padre Park, médico que trocou o jaleco pela batina, mas foi excomungado por enfrentar forças sobrenaturais rejeitadas pela Igreja. Quando um antigo amigo monge reaparece com pedido urgente, Park retorna ao mundo oculto para proteger um jovem dotado de poderes extraordinários, mas ameaçado por um mestre corrompido pelas trevas.
A narrativa, que ganhou destaque no Festival de Annecy do ano passado, explora temas de espiritualidade, lealdade e redenção através de visual impactante. internacional com foco em narrativas sobrenaturais coreanas.
🎞️ DORA E O MUNDO MÁGICO DAS SEREIAS
Compilação de episódios da série animada criada por Chris Gifford e Valerie Walsh Valdes, o longa reúne quatro aventuras submarinas em que Dora e Botas são transformados em sereias. Após tocar um charango mágico, Dora e Botas ganham caudas de sereia e mergulham em desafios aquáticos ao lado de Marisol, a Sereia, e Rosa, a golfinha. A narrativa infantil explora temas de amizade e trabalho em equipe através de missões para salvar a Enseada das Sereias, combinando elementos educativos característicos da marca.
O lançamento marca uma estratégia de expansão da Nickelodeon para cinemas, num modelo econômico de especiais com compilação de episódios televisivos. Produzido pela emissora e distribuído pela Paramount, o longa-metragem de 55 minutos oferece entretenimento familiar direcionado ao público infantil em sessões especiais selecionadas.
🎞️ AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA
A continuação da maior bilheteria de todos os tempos volta aos cinemas para preparar o lançamento de mais um capítulo da franquia de James Cameron. O segundo longa retorna ao universo de Pandora mais de uma década após o primeiro filme, apresentando uma nova expansão visual do mundo dos Na’vi, que mergulha no ambiente aquático de Pandora, introduzindo o clã Metkayina e explorando as criaturas marinhas do planeta através de tecnologia cinematográfica avançada desenvolvida especificamente para as sequências subaquáticas.
Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente com sua família Omatikaya até o retorno do Povo do Céu com força militar ampliada, forçando-o a fugir com Neytiri (Zoë Saldanña) e seus filhos para proteger a tribo. A família busca refúgio entre os Metkayina, povo marítimo liderado por Tonowari (Cliff Curtis) e Ronal (Kate Winslet), enquanto enfrenta o ressurgimento do coronel Miles Quaritch (Stephen Lang), agora em corpo de um avatar Na’vi.
A produção combina espetáculo visual inegável com narrativa familiar, estabelecendo bases para a próxima sequência. Apesar das críticas à falta de originalidade do roteiro, o filme mantém a excelência técnica característica de Cameron, utilizando 13 anos de desenvolvimento tecnológico para criar experiências cinematográficas imersivas sem precedentes.
🎞️ MUITO ALÉM DO LUCRO
Mara Mourão (“Avassaladoras”) troca a ficção pelo documentário para abordar o assunto complexo da transição do capitalismo ortodoxo para a economia regenerativa. A obra reúne 29 especialistas globais incluindo Raj Sisodia, cofundador do Capitalismo Consciente, e Tshering Tobgay, ex-primeiro-ministro do Butão. A produção questiona o modelo econômico baseado exclusivamente no lucro, apresentando alternativas sustentáveis através de depoimentos de líderes empresariais e pensadores internacionais.
O filme explora a economia sustentável, investimento de impacto, cooperativismo e Sistema B, demonstrando práticas transformadoras já implementadas por empreendedores sociais. Entre entrevistados brasileiros estão Eduardo Moreira, fundador do ICL, Marcel Fukuyama, cofundador do Sistema B Brasil, e Daniel Izzo, CEO da VOX Capital, apresentando visões sobre falhas sistêmicas do capitalismo tradicional.
James Marins, autor de “A Era do Impacto”, assina livro homônimo publicado pela Editora Voo com trechos inéditos dos depoimentos. A cineasta, com experiência em publicidade e filmes como “Doutores da Alegria”, utiliza cinema como ferramenta de transformação social, propondo reflexão sobre papel das empresas na mudança mundial e urgência de práticas empresariais conscientes.
🎞️ APRENDER A SONHAR
Vítor Rocha documenta o impacto transformador da Lei de Cotas na trajetória de jovens negros, indígenas e periféricos entre 2016 e 2022. O cineasta baiano acompanha a quilombola Marina Barbosa, formada em Medicina pela UFBA, a ex-moradora de ocupação Nadjane Cristina, a pesquisadora Ana Paula Rosário, que cumpriu medidas socioeducativas antes de se tornar socióloga, e os irmãos Taquari e Tamiwere Pataxó, formados em Direito sem abandonar territórios e tradições ancestrais. O documentário intercala histórias individuais revelando conexão entre protagonistas portadores de saberes que historicamente foram excluídos dos centros oficiais de produção de conhecimento.
O diretor define o filme como um manifesto afro-indígena que dá voz a populações tradicionalmente marginalizadas pelo sistema de Ensino brasileiro, destacando como a política de cotas permitiu que 50% dos universitários atuais sejam negros e indígenas.