
Divulgação/SBT
Ratinho reclama do SBT por causa do “The Voice Brasil”: “Fiquei chateado”
Apresentador criticou ter sido avisado de última hora sobre novo horário de seu programa, afetado pela estreia do reality musical
Ratinho reclama de mudança na grade do SBT
Ainda não é possível medir o impacto da estreia do novo “The Voice Brasil”, mas o reality musical já provocou desconforto nos bastidores do SBT. O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, demonstrou irritação com a mudança de horário que seu programa sofreu para dar lugar à nova atração.
“Fiquei chateado”, diz apresentador
“Nosso programa na segunda-feira será às 21h30, enquanto durar o “The Voice”. Só fiquei muito triste de ter que ficar sabendo disso na última hora”, afirmou o apresentador durante seu programa na Rádio Massa FM.
Ratinho contou que foi avisado da alteração em sua folga, enquanto pescava. “Fiquei chateado, porque estou há muito tempo nesse horário, e eu acho que meu público merecia um pouquinho mais de respeito. Mas não foi culpa minha”, comentou, deixando claro o descontentamento.
SBT resgata estratégia de Silvio Santos
Para promover a estreia, o SBT recuperou uma das táticas mais tradicionais criadas por Silvio Santos nos anos 1980: atrelar o início de um programa ao encerramento de um sucesso da concorrência. Em uma chamada exibida no domingo (5), a emissora provocou o público da Globo com humor: “Amanhã, 22h30, após a morte da Odete, venha se divertir com a gente no The Voice Brasil.”
A frase faz referência direta à vilã Odete Roitman, personagem de Débora Bloch no remake de “Vale Tudo”, retomando uma das práticas clássicas do apresentador e empresário, que usava ganchos semelhantes para captar a audiência das novelas globais.
Competição por audiência
A estratégia, que já chegou a influenciar a grade da concorrência nos anos 1980 e 1990, volta agora em um cenário de disputa acirrada. A Globo exibirá na sequência o episódio final de “Estrela da Casa”, que inclusive usou imagens de Débora Bloch interagindo com Ana Clara em uma peça promocional para promover a grande decisão.
A aposta do SBT é capturar parte do público que acompanha “Vale Tudo” e atraí-lo para a nova fase do reality musical. Ainda assim, o desafio é considerável, já que a emissora rival seguirá com programação ao vivo.
A primeira edição do “The Voice Brasil” sob comando de J. B. Oliveira, o Boninho, vai ao ar às 22h30, com exibição simultânea no streaming. O programa inaugura uma nova fase da parceria entre o SBT e a Disney+, que coexibirá a competição.