
Divulgação/CBS
Penelope Milford, indicada ao Oscar por “Amargo Regresso”, morre aos 77 anos
Com carreira versátil, atriz participou de clássicos do cinema dos anos 1970 e 1980 e de produções da Broadway
Indicada ao Oscar
A atriz americana Penelope Milford, indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1979 por sua atuação em “Amargo Regresso”, morreu na terça-feira (14/10) em Saugerties, Nova York, aos 77 anos. A morte foi confirmada por seu irmão Doug Milford. A causa não foi divulgada.
Começo da carreira
Milford iniciou sua carreira profissional no teatro nova-iorquino em 1971, contracenando com Richard Gere em uma montagem off-Broadway de “Long Time Coming and a Long Time Gone”, baseada na vida do músico e escritor Richard Fariña.
Em 1972, estreou na Broadway em “Lenny”, de Julian Barry, peça vencedora do Tony Award. Três anos depois, recebeu uma indicação ao Drama Desk Award por sua atuação no musical “Shenandoah”.
Sucesso em “Amargo Regresso”
No cinema, começou com o polêmico “Maidstone” (1970), de Norman Mailer, e viveu uma estrela do cinema mudo em “Valentino” (1977), de Ken Russell. Mas foi como Vi Munson em “Amargo Regresso” (1978), de Hal Ashby, que ganhou destaque internacional.
O filme recebeu nove indicações ao Oscar e venceu três, incluindo Melhor Atriz para Jane Fonda e Melhor Ator para Jon Voight. Milford foi indicada como coadjuvante. Em 1981, ela também integrou o elenco de “Amor Sem Fim”, de Franco Zeffirelli.
Trabalhos na TV e últimos papéis
Nos anos 1980, atuou em várias produções televisivas, como o telefilme vencedor do Emmy “The Oldest Living Graduate” (1980), ao lado de Henry Fonda e Cloris Leachman, “Rosie: The Rosemary Clooney Story” (1982), com Sondra Locke, e “Cama Ardente” (1984), protagonizado por Farrah Fawcett.
Desiludida com a indústria do entretenimento, passou a trabalhar apenas esporadicamente em cinema, com participações nos cultuados “Atração Mortal” (Heathers, 1988), com Winona Ryder, e “Henry: Retrato de um Assassino” (1996), estrelado por Michael Rooker. Seu último filme foi o terrir “Night of the Lawyers”, em 1997.
Vida após Hollywood
Nos anos 1990, Milford se dedicou ao ensino de atuação em Chicago e Minneapolis. Em 2003, mudou-se para o vilarejo de Saugerties, onde se engajou em projetos de preservação histórica e atuou em grupos locais de teatro e canto. Também foi ativa na igreja Christian Science de Woodstock.