
Instagram/Milton Nascimento
Filho de Milton Nascimento desabafa: “Meu pai está me deixando aos poucos”
Augusto Nascimento fala sobre diagnóstico de demência e relata impacto em sua relação com o cantor
Filho de Milton Nascimento fala sobre diagnóstico
O músico Milton Nascimento, 82, recebeu o diagnóstico de demência por corpos de Lewy, condição que combina sintomas semelhantes ao Alzheimer e ao Parkinson. A revelação foi feita pelo filho do cantor, Augusto Kesrouani Nascimento, em uma publicação nas redes sociais nesta quinta (2/10).
O que mudou após o diagnóstico?
Augusto contou que os primeiros sinais surgiram no fim do ano passado. “No final do ano passado, comecei a notar alguns comportamentos diferentes do meu pai, mas nada que fosse alarmante. De lá para cá, fomos levando a vida normalmente, ainda que com uma preocupação sempre existente”, escreveu. Segundo ele, os sintomas se intensificaram com o avanço do Parkinson, doença que já havia sido identificada em 2022. O agravamento passou a comprometer atividades simples do dia a dia.
O filho também relatou que o diagnóstico veio após um mal-estar que levou Milton a buscar ajuda médica, pouco depois do Dia dos Pais em agosto. Na ocasião, o cantor apresentava dificuldade para se alimentar e se hidratar.
Viagem como despedida
Antes da notícia, pai e filho viajaram de motorhome pelos Estados Unidos, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Augusto disse que a experiência já lhe parecia uma espécie de despedida. “Dali para frente, entramos em uma montanha-russa e absolutamente tudo mudou de forma extremamente rápida: veio, então, o duro diagnóstico de demência”, declarou.
Ele descreveu a transformação da relação desde então: “Nossos diálogos, desde então, têm sido, em sua maioria, silenciosos ou um pouco confusos. Meu pai me chama e tenta falar comigo, mas nem sempre consegue se expressar.”
Como está a relação entre pai e filho?
O desabafo também trouxe a dimensão pessoal do impacto. “Tem sido uma batalha diária, uma dor intensa e um vazio enorme no peito, pois, de alguma forma, o meu melhor amigo está me deixando aos poucos”, escreveu. E reforçou: “Eu te amo e sempre amarei, paizinho”.
O filho afirmou que não voltará a falar publicamente sobre o tema e pediu respeito e compaixão ao público em relação ao momento delicado vivido pela família.