
Divulgação/Band
Ex-Masterchef Jason de Souza Junior é condenado a 12 anos por estupro de menor
Chef de cozinha foi sentenciado em Florianópolis por crime contra menina de 12 anos e defesa vai recorrer
Condenação em Florianópolis
O chef de cozinha Jason de Souza Junior, ex-participante do “Masterchef”, foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado pelo estupro de uma menina de 12 anos em Florianópolis. A decisão foi confirmada na quarta (1/10) pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O que diz a defesa?
Em nota à imprensa, o advogado Marcos Paulo Poeta dos Santos afirmou que a sentença não corresponde às provas do processo. “Respeitamos a decisão judicial que condenou Jason de Souza Júnior a 12 anos de prisão, mas entendemos que ela não refletiu corretamente as provas dos autos. Jason nega o crime e confia na Justiça. Recorreremos da sentença com a convicção de que a verdade prevalecerá”, declarou.
Segundo a defesa, trata-se de “mais um caso em que um cidadão é levado à prisão com base exclusivamente no valor do depoimento da vítima, mesmo quando isso contraria os outros elementos de prova”.
Como foi o caso?
O processo tramita em segredo de Justiça por envolver criança. Apesar disso, a Folha de S. Paulo e outros veículos expuseram que o crime ocorreu em 31 de dezembro de 2024, no bairro Trindade, próximo à Universidade Federal de Santa Catarina. A família da vítima relatou que a menina foi abordada no portão de casa, onde o suspeito estaria armado.
“Ela saiu da porta para fora para ir para a rua só para colocar o lixo na lixeira. Só que o carro já estava parado lá. Ele apontou a arma para ela e falou para ela se ela queria morrer ou se ela queria entrar dentro do carro. Ela falou que não queria morrer. Aí ela ficou em choque, só que ela é uma criança de 12 anos. Aí ela ficou com medo e ela obedeceu ao que ele mandou”, relatou uma familiar da vítima à NSC TV.
Investigação e prisão
Após o crime, a menina conseguiu retornar para casa e contar o que havia ocorrido. Os parentes a levaram ao hospital e acionaram a polícia. Jason foi preso no dia seguinte, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e segue detido no Presídio Masculino da capital catarinense.
Durante o interrogatório, o ex-“Masterchef” permaneceu em silêncio e não confessou o crime. Já a defesa alegou que a vítima havia se apresentado em um aplicativo de namoro com idade superior à verdadeira. A família da criança, porém, negou qualquer contato prévio do acusado com a vítima.
Quem é Jason de Souza Junior?
O chef participou da 9ª temporada do “Masterchef”, exibida em 2022 pela Band, mas foi eliminado ainda nas etapas iniciais do programa.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.