
Instagram/Festival de Cannes
Vencedor da Palma de Ouro está no Brasil para participar da Mostra de São Paulo
O cineasta iranian Jafar Panahi, perseguido por seu ativismo, traz seu novo filme "Foi Apenas um Acidente" e recebe o Prêmio Humanidade
Jafar Panahi traz “Foi Apenas um Acidente” ao Brasil
O cineasta iraniano Jafar Panahi, amplamente reconhecido por seus filmes de crítica social, está no Brasil para o lançamento de seu novo longa, “Foi Apenas um Acidente”, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano. Ele é o grande homenageado da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que fará a première de seu novo trabalho com sua presença, além de lhe conceder o Prêmio Humanidade por sua contribuição artística e social. Por conta de seus filmes, Panahi foi encarcerado e passou anos em prisão domiciliar. O anúncio foi feito pelos organizadores da Mostra neste sábado (25/10).
A jornada moral de “Foi Apenas um Acidente”
Com exibições marcadas para os dias 27, 28 e 29 de outubro na Mostra, “Foi Apenas um Acidente” explora questões profundas de vingança e humanidade. A trama segue Vahid, um mecânico que se encontra, por acaso, com o homem que acredita ter sido seu torturador durante sua prisão. Determinado a se vingar, Vahid sequestra o homem, mas a única pista sobre sua identidade é o som peculiar de sua perna protética. A história levanta questões sobre o que significa retribuir uma grande dor e o que acontece quando um homem decide buscar justiça com as próprias mãos.
Quando o filme será exibido?
Panahi vai acompanhar todas as sessões. A primeira será realizada na Sala Petrobras na Cinemateca Brasileira, a partir das 18h30, e contará com uma conversa entre o cineasta e Renata de Almeida, diretora do Festival. As demais sessões estão marcadas para o Cultura Artística na terça-feira (28) e no Reserva Cultural na quarta-feira (29).
Após sua exibição no evento paulista, o filme só terá sua estreia comercial nos cinemas brasileiros no dia 4 de dezembro.