
Instagram/TV Globo
Globo rebate críticas após piadas no Upfront 2026 sobre HBO Max e Band
Em nota à imprensa, emissora afirmou que comparações feitas no evento não desmerecem concorrentes e refletem um mercado “saudável”
Declarações geraram polêmica
O evento publicitário de novidades da Rede Globo, o Upfront Globo 2026, gerou repercussão nas redes sociais após comentários feitos no palco sobre concorrentes como a Band e a HBO Max. A emissora foi acusada de desmerecer produções de outras plataformas durante a apresentação realizada no Ibirapuera, em São Paulo, e até artistas se pronunciaram em tom de revolta.
O que foi dito sobre HBO Max e Band?
Durante a apresentação, o ator e comediante Eduardo Sterblitch fez piadas envolvendo “Beleza Fatal”, novela criada por Raphael Montes e sucesso da HBO Max em 2025. “A média de ‘Vale Tudo’ é de mais de 29 milhões de espectadores por dia, sem contar quem vê pelo Globoplay. O recorde daquela beleza de novela da Bebel da 25 de Março é de menos de 2 milhões. É triste”, disse ele, em referência à personagem Lola, interpretada por Camila Pitanga, comparando-a à Bebel, vivida pela atriz em “Paraíso Tropical” (2007).
A fala provocou reações imediatas do público e levou o streaming a responder de forma irônica nas redes sociais.
No mesmo evento, a chef Renata Vanzetto, mentora do reality “Chef de Alto Nível”, da Globo, afirmou que um episódio do programa “deu mais audiência do que todas as temporadas de ‘Masterchef’ juntas”, citando o reality culinário da Band. William Bonner ainda desdenhou da exibição da Fórmula 1 na Band e Fábio Porchat terminou os ataques debochando: “Vê queria que a gente falasse da Band?”
Resposta da Globo
Após a repercussão negativa, a Globo enviou um comunicado ao jornal Estadão negando qualquer intenção de ofender concorrentes. Segundo a emissora, o tom do evento reflete o ambiente competitivo do mercado publicitário e a exposição de resultados.
No texto, a empresa destacou: “O UPFRONT 2026 da Globo, realizado no Ibirapuera, apresentou para o mercado publicitário conteúdos e dados de audiência que nos dão muito orgulho. Como é um evento para o mercado, é esperado que se fale em performance, o que dá transparência e contexto para tomadas de decisão de negócio.”
Em seguida, a nota defendeu que a comparação entre produções “não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais”. A emissora acrescentou: “Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria. E porque acredita nisso, a Globo tem sistematicamente homenageado talentos de outras emissoras em seus programas.”
O comunicado conclui afirmando: “Nenhum outro veículo tem seus dados de audiência tão expostos e debatidos como a Globo. E nós consideramos isso como parte da relevância que construímos todo dia com o público.”