
Divulgação/Sony Pictures
Festival do Rio começa nesta quinta com novo longa de Luca Guadagnino
Mostra de cinema vai até 12 de outubro em várias salas da capital fluminense com produções nacionais e internacionais
Evento exibe quase 300 produções
A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro começa nesta quinta (2/10) com a première nacional de “Depois da Caçada”, novo drama de Luca Guadagnino estrelado por Julia Roberts, Ayo Edebiri e Andrew Garfield. O evento segue até 12 de outubro, quando será encerrado com “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”, drama histórico de Chloé Zhao que venceu o prêmio principal do Festival de Toronto.
Destaques internacionais
Ao todo, as salas da capital fluminense receberão 298 filmes, entre produções nacionais e internacionais. A lista inclui 14 longas escolhidos por seus países para disputar o Oscar de filme internacional. Entre eles estão “Valor Sentimental”, do norueguês Joachim Trier, “A Voz de Hind Rajab”, da Tunísia, “Órfão”, do húngaro László Nemes, e o chileno “O Olhar Misterioso do Flamingo”, vencedor da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
Também fazem parte da programação “A Cronologia da Água”, estreia de Kristen Stewart na direção, “Alpha”, novo terror de Julia Ducournau, “Balada de um Jogador”, de Edward Berger, e “The Mastermind”, de Kelly Reichardt. Além disso, “Morra, Amor!”, com Jennifer Lawrence e Robert Pattinson, “Se Eu Tivesse Pernas, Eu Te Chutaria”, premiado em Berlim com Rose Byrne, e “La Grazia”, de Paolo Sorrentino, estão entre os mais esperados.
Convidados e encerramento
A atriz Juliette Binoche apresentará “In-I in Motion”, seu primeiro trabalho como diretora, enquanto Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, participa para, segundo comunicado, “fortalecer o papel do Festival como ponto de encontro internacional”.
Première Brasil reúne 124 obras
Neste ano, a mostra Première Brasil apresenta 124 títulos, incluindo curtas, médias e longas nacionais. Desses, 48 competem nas categorias ficção, documentário e novos rumos. “O Agente Secreto”, representante do Brasil no Oscar 2025, será exibido hors concours.
Onze longas de ficção disputarão o Troféu Redentor, entre eles “A Vida de Cada Um”, de Murilo Salles, “Dolores”, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes, “Quase Deserto”, de José Eduardo Belmonte, “Cyclone”, de Flavia Castro, e “#SalveRosa”, de Susanna Lira. Também estão na disputa “Virtuosas”, de Cíntia Domit Bittar, “Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães, “Ruas da Glória”, de Felipe Sholl, “Love Kills”, de Luiza Shelling Tubaldini, “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e “Coração das Trevas”, de Rogério Nunes.
Mostras paralelas
A mostra Novos Rumos, dedicada a novos diretores, destaca títulos filmados por atores famosos, como “Eu Não Te Ouço”, de Caco Ciocler, e “Nada a Fazer”, de Leandra Leal. Já a tradicional Midnight Movies, dedicada ao cinema de gênero, contará com cinco produções brasileiras, entre elas “Nosferatu”, de Cristiano Burlan, e “Quarto do Pânico”, de Gabriela Amaral Almeida, refilmagem nacional do thriller homônimo de David Fincher.
Outros destaques fora de competição incluem “(Des)controle”, de Rosane Svartman, “O Homem de Ouro”, de Mauro Lima, “Por Nossa Causa”, de Sergio Rezende, “Querido Mundo”, de Miguel Falabella, e “Sexa”, estreia de mais uma atriz, Gloria Pires, na direção.
A Première Brasil também abrirá espaço para séries nacionais, com exibição dos episódios iniciais de “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, de Andrucha Waddington, “Ayô”, de Yasmin Thayná, “De Menor”, de Caru Alves de Souza, e “Tremembé”, de Vera Egito.
Sessões pagas e gratuitas
Além das exibições comerciais, o festival terá sessões gratuitas em centros culturais, museus e no circuito Estação. A programação completa está disponível no site oficial do Festival do Rio: https://www.festivaldorio.com.br/