
YouTube/Felca
Felca processa X e Facebook após ser acusado de pedofilia nas redes sociais
Influenciador afirma ser alvo de campanha de difamação após denunciar sexualização de menores e pede remoção de publicações ofensivas
Felca leva disputa com redes sociais à Justiça
O influenciador Felca decidiu processar o X, antigo Twitter, e o Facebook (empresa chamada de Meta nos EUA), dono do Instagram, após ver seu nome envolvido em acusações graves. A informação foi revelada pela coluna de Fábia Oliveira nesta segunda (13/10), após ter acesso exclusivo à ação judicial.
O que motivou o processo?
De acordo com o processo, o youtuber afirma ser alvo de uma campanha de ódio com conteúdo difamatório e calunioso. As publicações se intensificaram depois que ele divulgou, em seu canal no YouTube, uma denúncia sobre a sexualização de menores que viralizou e levou à prisões e à criação de novas leis. Desde então, passou a ser acusado nas redes de pedofilia e de consumo de material pornográfico infantil.
Acusações e perfis envolvidos
Entre as publicações apresentadas como prova, Felca destaca postagens que o descrevem como um pedófilo que “caça” outros pedófilos. Um perfil específico, segundo o processo, ganhou destaque ao acusá-lo no Instagram de ter publicado e apagado vídeos abusando de menores. O influenciador alega que os autores das postagens se escondem sob o anonimato e que o volume de mensagens foi tão expressivo que precisou ser anexado em documento próprio ao processo.
Consequências financeiras e medidas anteriores
Felca sustenta que as acusações afetaram diretamente sua renda, já que obtém lucro com sua imagem e presença nas plataformas digitais. Ele relata também já ter recorrido à Justiça em situações semelhantes e conseguido a quebra do sigilo de mais de 200 contas que o atacavam.
O que o influenciador pede na Justiça?
Na nova ação, Felca solicita que o X e o Facebook sejam obrigados a remover dezenas de postagens ofensivas e a identificar os donos de 16 perfis apontados como responsáveis pelos ataques.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.