
Divulgação/Mubi
Estas são as 10 melhores séries de setembro
Destaques do mês incluem "Mussolini: O Filho do Século", "Task", "Gen V", "Slow Horses" e "Alice in Borderlands"
Todo final de mês, a Pipoca Moderna seleciona os destaques do período. Com a avalanche de conteúdo das plataformas é muito fácil deixar passar títulos que não ganham tanta promoção, incluindo produções elogiadas que podem escapar entre a disputa por atenção. Por isso, o Top 10 mensal serve para destacar os sucessos e as descobertas do período. Confira abaixo nossa lista com as melhores séries lançadas em setembro.
📺 MUSSOLINI: O FILHO DO SÉCULO | Mubi
Rara série distribuída pela Mubi, a produção histórica disseca o nascimento do fascismo com direção do premiado cineasta Joe Wright (“Orgulho e Preconceito”), que volta ao período de “O Destino de uma Nação” (2017) numa adaptação do premiado romance homônimo de Antonio Scurati. Ele assina todos os oito episódios, que reconstituem a ascensão de Benito Mussolini — da fundação do movimento fascista em 1919 até o golpe parlamentar de 1925 — com visual estilizado e narrativa visceral.
Luca Marinelli (“The Old Guard”) encarna Mussolini com intensidade — ganhou 20 kg e raspou a cabeça para o papel, além de sustentar olhares diretos à câmera que fundem fascínio e repulsa. Com produção refinada e vigorosa, a obra apresenta o Duce com grande carisma político e ambiguidade moral, ao mesmo tempo que reflete criticamente sobre os perigos da demagogia.
A roteiro de Stefano Bises (“O Milagre”) e Davide Serino (“O Vilão”), com base no romance, é complementado pela trilha sonora eletrônica de Tom Rowlands (The Chemical Brothers), que confere ritmo pulsante à narrativa. O elenco ainda conta com Francesco Russo (“A Amiga Genial”), Barbara Chichiarelli (“Suburra: Sangue em Roma”), Lorenzo Zurzolo (“EO”), Benedetta Cimatti (“A Porta Vermelha”) e Gaetano Bruno (“O Leopardo”) em papéis centrais.
📺 TASK | HBO Max
A nova série policial da HBO traz Mark Ruffalo (o Hulk da Marvel) como agente do FBI responsável por liderar uma força-tarefa criada para conter uma sequência de assaltos violentos nos subúrbios da Filadélfia. Criada por Brad Ingelsby, indicado ao Emmy por “Mare of Easttown”, a narrativa acompanha a investigação sobre um homem aparentemente comum e dedicado à família, vivido por Tom Pelphrey (“Punho de Ferro”). À medida que as suspeitas aumentam, segredos da vida dupla do personagem começam a ser revelados, intensificando a tensão dramática. Com sete episódios, a produção aposta no mesmo realismo cru e carga emocional que consagraram “Mare of Easttown”.
“Task” marca a terceira colaboração de Ruffalo com a HBO. Ele estrelou “The Normal Heart” (2014), vencedor do Emmy de Melhor Filme para TV, e “I Know This Much Is True” (2020), que lhe rendeu o Emmy de Melhor Ator em Minissérie. O elenco conta ainda com Emilia Jones (“No Ritmo do Coração”), Jamie McShane (“Wandinha”), Owen Teague (“It – A Coisa”), Sam Keeley (“Dublin Murders”), Thuso Mbedu (“A Mulher Rei”), Fabien Frankel (“A Casa do Dragão”), Alison Oliver (“Conversas Entre Amigas”), Raúl Castillo (“Sorria 2”), Silvia Dionicio (“Tentando Seguir em Frente”), Phoebe Fox (“The Great”), Mickey Sumner (“Expresso do Amanhã”), Margarita Levieva (“Demolidor: Renascido”), Mireille Enos (“Hanna”) e Martha Plimpton (“Alvo Primário”).
📺 GEN V | Prime Video
A 2ª temporada marca o retorno dos protagonistas à Godolkin University, o que traz novos dilemas para Marie (Jaz Sinclair), convocada por Luz-Estrela (Erin Moriarty) após os acontecimentos da 4ª temporada de “The Boys”. O encontro entre as duas personagens promete desencadear reações em cadeia, enquanto a universidade volta a ser palco de disputas de poder e conspirações. Entre as participações vindas da série principal, também estão confirmados Profundo (Chace Crawford) e Black Noir (Nathan Mitchell).
Além disso, a trama vai mostrar o que significa ter o Capitão Pátria (Antony Starr) no comando dos Estados Unidos — no país, na escola e também na resistência que começa a surgir. Outra novidade da trama é a inclusão de Dr. Thomas Godolkin, vivido por Ethan Slater (“Wicked”), que sinaliza uma exploração mais profunda do passado sombrio da instituição.
Na trama, o novo reitor Cipher (Hamish Linklater, de “Legion”) apresenta um currículo capaz de transformar os alunos em supers ainda mais poderosos, mas seu projeto esconde intenções obscuras. Enquanto Cate (Maddie Phillips) e Sam (Asa Germann) retornam às aulas como heróis, os demais protagonistas precisam lidar com o que aconteceu quando foram detidos, incluindo a morte de Andre (Chance Perdomo, falecido entre as gravações das duas temporadas). Enquanto Jordan (London Thor) e Emma (Lizze Broadway) tentam se encaixar nesse admirável mundo novo, Marie descobre que pode ser a única capaz de rivalizar com o Capitão Pátria. Na medida em que uma guerra iminente entre humanos e supers se aproxima, o grupo descobre um programa secreto ligado à fundação da universidade, com ramificações que vão muito além de Godolkin.
📺 DARK WINDS | Netflix
A elogiada série policial do canal pago americano AMC, com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, finalmente chega ao Brasil após três temporadas e renovação para a 4ª nos EUA. A trama transporta o espectador para o início dos anos 1970 em uma reserva indígena Navajo, onde crimes violentos se entrelaçam com crenças espirituais locais. A produção adapta a obra literária de Tony Hillerman (Skinwalkers) e apresenta Zahn McClarnon (“Longmire”, “Westworld”) como o oficial Joe Leaphorn, que precisa investigar um duplo homicídio com sinais de serial killer enquanto confronta seus próprios valores e tradições. Ao lado dele está Jim Chee (Kiowa Gordon, da “Saga Crepúsculo”), recém-chegado à polícia tribal, que enxerga elementos sobrenaturais por trás dos assassinatos.
O título da atração remete à crença Navajo de que “ventos sombrios” penetram a alma dos homens que praticam o mal, um conceito que permeia a atmosfera da narrativa. A produção é criada por Graham Roland (“Jack Ryan”) e tem o respaldo de George R.R. Martin (autor dos livros que inspiraram “Game of Thrones”) e do astro recém-falecido Robert Redford (“Todos os Homens do Presidente”), que assinam como produtores.
O elenco inicial ainda traz Jessica Matten (“Frontier”), Rainn Wilson (“The Office”) e Noah Emmerich (“The Americans”), integrantes da mistura entre suspense policial e espiritualidade indígena que sustenta a trama.
📺 ONLY MURDERS IN THE BUILDING | Disney+
A aclamada comédia investigativa retorna com nova temporada liderada pelo trio formado por Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez como vizinhos obcecados por true crime, que vivem tropeçando em mortes suspeitas no seu prédio. Desta vez, a trama gira em torno da morte misteriosa de Lester, o querido porteiro do Arconia, que se torna o ponto de partida para uma nova investigação repleta de humor, suspense e reviravoltas. Os rumores de que seria um acidente são postos à prova pela persistência investigativa dos protagonistas.
Criada por Steve Martin e John Robert Hoffman, com produção de Dan Fogelman (criador de “This Is Us”), a atração é a primeira série da carreira de Steve Martin e marca a volta de Selena Gomez ao formato, uma década após “Os Feiticeiros de Waverly Place”, encerrada em 2012 no Disney Channel.
A 5ª temporada expande sua narrativa para incluir o submundo de Nova York — com máfia e bilionários poderosos – no microcosmo dos residentes do prédio onde as mortes são constantes. Entre os suspeitos da temporada estão Renée Zellweger (“O Diário de Bridget Jones”), Logan Lerman (“Percy Jackson e o Ladrão de Raios”), Christoph Waltz (“007 Contra Spectre”), Keegan-Michael Key (“Wonka”), Bobby Cannavale (“Bem-Vindos à Vizinhança”), Beanie Feldstein (“Fora de Série”), Jermaine Fowler (“Motorista de Fuga”) e Dianne Wiest (“Tiros na Broadway”).
Destaque na última edição do SAG Awards, onde venceu o prêmio de Melhor Elenco em Série de Comédia, a produção também trará de volta personagens já conhecidos do público, interpretados por Meryl Streep, Nathan Lane, Richard Kind, Michael Cyril Creighton, Da’Vine Joy Randolph e Téa Leoni.
📺 SLOW HORSES | Apple TV+
A série protagonizada por Gary Oldman (vencedor do Oscar por “O Destino de uma Nação”) é baseada na coleção literária “Slough House” de Mick Herron sobre um grupo de agentes rejeitados da inteligência britânica, alocados em um departamento de pouca importância devido a falhas graves em suas carreiras. Sob a liderança do irascível Jackson Lamb (Oldman), a equipe desacreditada navega pelo submundo da espionagem em missões inesperadas para recuperar sua reputação.
A 5ª temporada adapta o livro “London Rules”, que começa com uma série de atentados que sacodem Londres ao mesmo tempo em que Roddy Ho (Christopher Chung) se vê num romance inesperado, o que desperta desconfiança entre seus colegas. Enquanto Lamb tenta manter o controle da Slough House, as tensões internas aumentam com jogos de poder, conspirações políticas e o peso do passado de alguns membros da equipe.
Além de Gary Oldman, o elenco reúne outros nomes de peso como Jack Lowden (“Dunkirk”), Kristin Scott Thomas (“Suite Francesa”), Saskia Reeves (“Wolf Hall”), Rosalind Eleazar (“Que Falta Você Me Faz”), Christopher Chung (“Blitz”), Aimee-Ffion Edwards (“Peaky Blinders”), Ruth Bradley (“Ted Lasso”), James Callis (“Battlestar Galactica”), Tom Brooke (“Preacher”) e Jonathan Pryce (“Dois Papas”), todos retornando nos novos capítulos. Entre as novidades, Nick Mohammed (“Ted Lasso”) aparece como Zafar Jaffrey, político ambicioso com papel de destaque. A série já está renovada para a 6ª temporada.
📺 HOUSE OF GUINNESS | Netflix
A nova série de época de Steven Knight, criador de “Peaky Blinders”, é ambientada em Dublin no século 19 e mostra os desdobramentos da morte de Sir Benjamin Guinness em meio à expansão da cervejaria que leva seu nome. A narrativa acompanha os quatro filhos do patriarca diante de uma disputa de sucessão que expõe segredos e ambições. Arthur Guinness, vivido por Anthony Boyle (“Mestres do Ar”), e Edward Guinness, interpretado por Louis Partridge (“Enola Holmes”), assumem o controle dos negócios da família. Já Ben (Fionn O’Shea, de “Normal People”) e Anne Plunket Guinness (Emily Fairn, de “Mary & George”) são excluídos da herança, o que intensifica rivalidades e provoca uma guerra interna.
O enredo se desenvolve em paralelo a mudanças políticas e sociais, como a luta pela independência da Irlanda, fazendo com os conflitos familiares se entrelacem ao cenário turbulento da época.
Com oito episódios, a produção foi rodada em locações na Irlanda e nos Estados Unidos e seu elenco também traz James Norton (“Adoráveis Mulheres”), Dervla Kirwan (“True Detective: Terra Noturna”), Jack Gleeson (“Game of Thrones”), Niamh McCormack (“Everything Now”), Danielle Galligan (“Sombra e Ossos”), Ann Skelly (“The Nevers”), Seamus O’Hara (“Blue Lights”), Michael McElhatton (“Game of Thrones”), David Wilmot (“Station Eleven”), Michael Colgan (“Say Nothing”), Jessica Reynolds (“Kneecap”), Hilda Fay (“The Woman in the Wall”) e Elizabeth Dulau (“Andor”).
📺 ALICE IN BORDERLAND | Netflix
O thriller distópico japonês fez enorme sucesso ao trazer o popular conceito “isekai” dos mangás para uma produção live-action. Como todo isekai, a trama mostra personagens transportados para um mundo paralelo, o que geralmente acontece após a morte nos quadrinhos e animes. A nova dimensão, Borderland, é exatamente igual a Tóquio, mas habitada apenas por pessoas transportadas, que precisam participar de jogos mortais para continuarem vivas. Ao final da 2ª temporada, os espectadores descobriram que todos os personagens habitavam um limbo, onde lutavam para viver após a queda de um meteoro destruir o centro da Tóquio real, matando centenas de pessoas. Os sobreviventes da catástrofe revelam-se, ao final, exatamente os que conseguiram sobreviver aos jogos, acordando num hospital sem memórias de suas vidas e relacionamentos no outro mundo.
Este desfecho é também como o mangá de Haru Aso termina. Mas a série fez tanto sucesso que, apesar de já adaptada integralmente nas duas primeiras temporadas, ganhou continuação num arco inédito, batizado de “Joker”. Além de uma nova história, a 3ª temporada também permitiu a inclusão de cenas dos quadrinhos não aproveitadas anteriormente, como uma sequência de ataque com milhares de flechas flamejantes, recriada em live-action graças ao aumento do orçamento e ao uso de efeitos visuais avançados.
A série mantém a direção de Shinsuke Sato e amplia o escopo da narrativa ao recolocar Arisu (Kento Yamazaki) e Usagi (Tao Tsuchiya) de volta no universo letal conhecido como Borderland. Após o sequestro de Usagi por um estudioso obcecado pelo pós-vida, os dois são forçados a encarar desafios ainda mais perigosos que aqueles que superaram, desta vez separados em equipes distintas. Entre as novidades, Kento Kaku (“House of Ninjas”) se junta ao elenco como Ryuji, personagem que explora teorias sobre o além-vida e guia Usagi em meio ao novo ciclo de provas.
📺 A NAMORADA IDEAL | Prime Video
A minissérie de suspense psicológico acompanha Laura (Robin Wright, de “House of Cards”), uma mulher que construiu uma vida marcada por estabilidade familiar e prestígio profissional. Esse equilíbrio é abalado com a chegada de Cherry (Olivia Cooke, de “A Casa do Dragão”), nova namorada de seu filho Daniel (Laurie Davidson, de “Will”). O encontro inicial entre as duas desperta desconfiança imediata, levando Laura a acreditar que a garota esconde segredos e pode ser movida por interesses ocultos.
Inspirada no romance homônimo de Michelle Frances, publicado em 2017, a adaptação foi escrita por Naomi Sheldon (“Malory Towers”) em parceria com Gabbie Asher (“Riviera”) e tem seis episódios.
📺 THE PAPER | HBO Max
Spin-off oficial de “The Office”, a nova comédia com formato de mockumentary acompanha a equipe de um jornal decadente do Meio-Oeste americano e marca o retorno de Oscar Nuñez como o contador mal-humorado Oscar Martinez. O personagem é responsável por fazer a conexão com a série clássica, e reage com indignação ao descobrir que está sendo filmado novamente pela mesma equipe de documentaristas que o seguiu durante anos enquanto trabalhava na Dunder Mifflin.
A trama se passa na redação do fictício jornal Toledo Truth Teller e gira em torno dos esforços do novo editor-chefe Ned Sampson (Domhnall Gleeson, de “Star Wars: A Ascensão Skywalker”) para reerguer a publicação, que divide escritório com uma fábrica de papel higiênico. Entre suas dificuldades estão os cortes orçamentários e uma equipe desastrosa de redatores que nunca escreveram para um jornal.
O elenco inclui Sabrina Impacciatore (“The White Lotus”), Chelsea Frei (“A Faxineira”), Melvin Gregg (“Nove Desconhecidos”), Gbemisola Ikumelo (“Uma Equipe Muito Especial”), Alex Edelman (“A Batalha do Biscoito Pop-Tart”), Ramona Young (“Eu Nunca…”) e Tim Key (“Mickey 17”).
A criação é de Greg Daniels, responsável pela adaptação americana de “The Office”, em parceria com Michael Koman, coautor de “Nathan for You”. Ambos atuam como showrunners, roteiristas e produtores executivos. Além deles, a produção ainda conta com o envolvimento de Ricky Gervais e Stephen Merchant, criadores da versão original britânica de “The Office”.