
Divulgação/Netflix
Elon Musk pede boicote à Netflix por série animada com personagem trans
Bilionário acusou plataforma de promover “agenda woke transgênero” após clipe de “Guardiões da Mansão do Terror” ressurgir nas redes
Musk contra a Netflix
O CEO da Tesla e dono do X, Elon Musk, lançou uma campanha contra a Netflix na quarta-feira (1/10), pedindo aos seguidores que cancelem a assinatura do streaming “pela saúde dos seus filhos”. A publicação acompanhava uma charge que retratava a plataforma como um “cavalo de Troia” levando uma “agenda woke transgênero” às crianças.
A polêmica
A ira de Musk foi motivada pela descoberta de “Guardiões da Mansão do Terror”, animação cancelada em 2023 mas que voltou a repercutir após um clipe ser resgatado no X. No trecho, o protagonista Barney Guttman se declara transgênero. O programa é classificado como TV-Y7 (a partir de 7 anos) e foi acusado por perfis conservadores de “empurrar a pauta trans para crianças”.
Musk reagiu escrevendo: “Isso não é ok”, além de compartilhar outros posts que pediam boicote. Uma das publicações compartilhadas pelo bilionário também acusa a Netflix de “discriminar pessoas brancas” por incentivar diversidade em suas produções. “Cancelem a Netflix”, reforçou Musk após essa denúncia.
Reação do criador
O criador da série, Hamish Steele, desabafou no Bluesky sobre mensagens de ódio recebidas após os ataques: “Os e-mails extremamente desagradáveis, homofóbicos e antissemitas começaram a chegar e está ficando um pouco assustador, então peço desculpas se demorar mais a responder”. Mais tarde, ele anunciou que faria uma pausa nas redes sociais: “Hoje está muito, muito pior e vou basicamente ficar na minha por um tempo. Minhas desculpas”.
Musk tem uma filha trans
A raiva de Elon Musk contra a Netflix ilumina a relação do bilionário com a própria filha trans, Vivian Jenna Wilson. Ela se declarou mulher em 2020 e, dois anos depois, conseguiu na Justiça a alteração de nome e gênero, além de adotar o sobrenome da mãe. No pedido, Vivian destacou que não queria “estar relacionada ao pai de nenhuma forma, em nenhum grau”. Já Musk disse no ano passado: “Meu filho, Xavier, está morto. Morto pelo vírus da mente woke”.