
Instagram/JP Production
Mostra de São Paulo terá 373 filmes de 80 países e homenagens a Jafar Panahí e Mauricio de Sousa
Evento será realizado entre 16 e 30 de outubro com presença de grandes nomes do cinema mundial
Evento expande diversidade da programação
A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega à sua 49ª edição com números recordes. A programação de 2025 reunirá 373 produções vindas de 80 países, distribuídas em 52 salas e espaços culturais da capital paulista. O festival será realizado entre 16 e 30 de outubro.
Abertura e homenagens
A cerimônia de abertura exibirá o curta “Como Fotografar Um Fantasma”, de Charlie Kaufman, e o longa “Sirât”, de Oliver Laxe, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes. No mesmo evento, a cineasta Euzhan Palcy, de Martinica, receberá o Prêmio Humanidade, enquanto Mauricio de Sousa será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff.
O fechamento da mostra está marcado para 30 de outubro, com a exibição de “Jay Kelly”, novo longa de Noah Baumbach, logo após a cerimônia de premiação.
Destaques da programação
O diretor iraniano Jafar Panahí é outro homenageado do evento. Ele será agraciado com o Prêmio Humanidade e apresentará seu filme “Foi Apenas Um Acidente”, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, seguido de uma conversa com o público.
Entre os filmes brasileiros, o destaque vai para “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026. A produção recebeu os troféus de Melhor Diretor e Melhor Ator (para Wagner Moura) no Festival de Cannes de 2025 e será uma das principais atrações do evento.
A seleção inclui ainda títulos como “O Som da Queda”, de Mascha Schilinski, “Urchin”, de Harris Dickinson, “Bugonia”, de Yorgos Lanthimos, “Eddington”, de Ari Aster, “No Other Choice”, de Park Chan-wook, “Resurrection”, de Bi Gan;, “Dracula”, de Radu Jude, “A Incrível Eleanor”, de Scarlett Johansson, “Era Uma Vez em Gaza”, de Arab Nasser e Tarzan Nasser, “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende, “A Garota Canhota”, de Shih-Ching Tsou, “Frankenstein”, de Guillermo del Toro, “The President’s Cake”, de Hasan Hadi, e “Pai Mãe Irmã Irmão”, de Jim Jarmusch, que venceu o Leão de Ouro no Festiva de Veneza deste ano.
Atividades paralelas e exibições ao ar livre
Além das sessões regulares, a Mostra promoverá três exibições gratuitas ao ar livre entre 15 e 17 de outubro. Os eventos ocorrerão no Museu da Língua Portuguesa e no Museu Soberano, localizado na Rua do Triunfo, região central de São Paulo.
Composição do júri internacional
O júri da 49ª edição será formado por Atilla Salih Yücer (produtor, África do Sul), Daniel Dreifuss (produtor, Brasil), Denise Fernandes (diretora, Portugal), Laura Mora (realizadora, Colômbia) e Peter Debruge (crítico da revista Variety, Estados Unidos).