
Divulgação/Globo
Raquel some de “Vale Tudo” após reclamações de Taís Araujo
Levantamento da Folha aponta que a atriz teve apenas 16 minutos de participação na novela em toda a semana passada
Protagonista reduzida a aparições comerciais
O estranho caso da protagonista escondida. Na reta final de “Vale Tudo”, a personagem Raquel, interpretada por Taís Araujo, tem sido cada vez menos vista pelos espectadores da novela da Globo.
Segundo levantamento da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, entre os capítulos de 10 a 18 de setembro, a novela registrou 5 horas, 51 minutos e 8 segundos de exibição. Nesse período, Raquel esteve presente em apenas 16 minutos e 41 segundos. E nas maiores cenas exibidas, a protagonista aparece basicamente em ações de merchandising.
Quanto tempo de tela ela teve?
Em dois capítulos da semana passada, nos dias 10 e 17, Raquel simplesmente não apareceu. O maior tempo de participação ocorreu no dia 11, quando ela ficou no ar por 4 minutos e 37 segundos. No total, foram 13 cenas, sendo quatro delas destinadas a merchandising — incluindo ações da Hapvida e da Uber.
De acordo com o levantamento, em 31% de suas aparições a personagem esteve ligada a alguma marca, o que estaria lhe rendendo o apelido a mocinha de “garota do merchan” nos bastidores, segundo o Outro Canal.
Reclamações nos bastidores
O sumiço aconteceu após Taís Araujo manifestar insatisfação com os rumos de sua personagem. No fim de agosto, ela levou “um susto” ao descobrir que sua personagem voltaria a vender sanduíches na praia. “Como mulher negra, como artista negra, tinha a esperança de ver outra narrativa sobre mulheres negras”, afirmou na ocasião.
Outros nomes do elenco também se mostraram descontentes. Segundo a coluna escrita por Gabriel Vaquer, Humberto Carrão, João Vicente de Castro e Malu Galli reclamaram de mudanças que, na avaliação deles, reduziram a complexidade de seus personagens em comparação à versão original.
Apesar do clima nos bastidores, a trama escrita por Manuela Dias mantém boa audiência e repercussão desde julho, quando começou a mudar tudo em relação à trama original.