
Instagram/PiL
Public Image Ltd retorna ao Brasil após 30 anos com show em São Paulo
Turnê “This Is Not The Last Tour” passará pela casa Terra SP em abril do ano que vem
Banda de John Lydon confirma passagem pelo Brasil
Public Image Ltd, grupo liderado por John Lydon, ex-vocalista dos Sex Pistols, anunciou retorno ao país depois de três décadas. O show está marcado para abril do próximo ano na casa Terra SP, em São Paulo. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Fastix.
O que esperar da turnê “This Is Not The Last Tour”?
A atual turnê, intitulada “This Is Not The Last Tour”, teve início em maio e percorreu diferentes cidades do Reino Unido. O espetáculo chega ao Brasil como parte desse giro internacional, que marca uma nova fase de atividades intensas da banda, após longo hiato.
Histórico do Public Image Ltd
A banda foi criada em 1978 por John Lydon logo após o fim dos Sex Pistols. Com o álbum de estreia “First Issue”, o grupo se destacou como expoente do pós-punk, trazendo uma sonoridade experimental que misturava punk, dub e influências eletrônicas. Ao longo dos anos seguintes, o grupo lançou trabalhos como “Metal Box” (1979) e “Album” (1986), que consolidaram sua reputação como um dos mais ousados e inovadores da cena britânica, tão influente quanto o próprio Sex Pistols pela mistura de guitarras atmosféricas, baixo proeminente e voz estridente. A sonoridade soava estranha, mas logo se espalhou na cena, influenciando dezenas de bandas e até lançando novas formas de dançar em clubes do underground.
No início, ao lado de John Lydon, estavam Keith Levene, guitarrista da primeira formação do The Clash, e Jah Wobble, baixista responsável por introduzir linhas de dub que se tornaram marca registrada do grupo. A primeira bateria ficou a cargo de Jim Walker, que logo foi substituído, dando início a uma longa lista de colaboradores. Nos anos seguintes, outros nomes lendários passaram pela banda, como os guitarristas John McGeoch, que integrou Siouxsie and the Banshees, e Lu Edmonds, ex-The Damned, ambos na década de 1980, além de uma galeria de monstros sagrados no álbum “Album”, incluindo o baterista Ginger Baker (ex-Cream), o guitarrista Steve Vai (ex-Frank Zappa Band), o tecladista Ryuichi Sakamoto (ex-Yellow Magic Orchestra) e o baixista Bill Laswell (ex-Material).
A primeira fase do PiL se estendeu até 1992, com o lançamento de “That What Is Not”, quando a banda entrou em hiato por 17 anos. O retorno aconteceu em 2009, com Lydon novamente à frente da formação, mantendo a sigla PiL ativa em turnês internacionais e novos lançamentos de estúdio, como “This Is PiL” (2012) e “What the World Needs Now…” (2015).
Qual é atual fase da banda?
O PiL voltou de um novo hiato recente, graças a divergências de Lydon e os integrantes dos Sex Pistols, com quem ele tinha se juntado em turnês pelo mundo. Após oito anos sem novidades, o disco de retorno foi “End of World” (2023), composto por faixas que trazem reflexões pessoais do cantor, inclusive sobre a morte de sua esposa Nora Forster.
A formação atual inclui John Lydon, o guitarrista Lu Edmonds (na banda desde 1986), o baixista Scott Firth (que entrou em 2009) e o baterista Mark Roberts, novato contratado neste ano. Os três primeiros também tocam teclados e outros instrumentos ao vivo.