
YouTube/Pavio.
Banda Pavio. lança “Sem Anistia” em protesto contra PEC da Blindagem e PL da anistia
Rock usa coro das ruas contra impunidade e chega às vésperas de novas manifestações nacionais
“Sem Anistia” ecoa grito das ruas
Pra confrontar quem acha que o rock brasileiro se tornou reaça, a banda carioca Pavio. acaba de lançar um grito de guerra transformado em porrada. “Sem Anistia” tem seu refrão tirado das manifestações populares contra o perdão aos condenados pela recente tentativa de golpe de Estado no Brasil. A frase foi entoada sem cansar pelo público do dia do rock do festival The Town, no começo do mês, e se torna ainda mais urgente com o lançamento da faixa às vésperas de manifestações nacionais contra a PEC da Blindagem e o PL da anistia no Congresso, programadas para este domingo (21/9).
O peso político do hardcore
“Sem Anistia” é politicamente pesada e reforça o lugar legítimo do rock como música de protesto. É hardcore na tradição de Ratos de Porão, com maratona de bateria para a roda punk, mas também levadas de thrash para bater o cabelão, coquetel molotov favorito da nova geração do rock pesado brasileiro, que também destaca Black Pantera, Eskröta, Punho de Mahin, MC Taya e muitas outras.
A trajetória e a nova formação
Pavio. queima desde o final da década passada e acumula lançamentos de EPs com fortes posicionamentos políticos. Uma de suas músicas mais potentes se chama “Racista, Você Não É Bem Vindo Aqui”. Outras faixas, como “Cidadão de Bem” e “Fake News”, fazem o relato perfeito do Brasil atual.
A nova música é o primeiro lançamento da nova formação, que soa ainda mais pesada e coesa. Marcelo Prol (voz), Bruno Matileti (baixo) e Pedro Henrique (guitarra) agora contam com a poderosa Cynthia Tsai na bateria.
Manifesto contra a impunidade
A banda publicou um “manifesto” junto da gravação. “O recado de ‘Sem Anistia’ nunca foi tão atual! Enquanto a gente canta contra a impunidade, o Congresso tenta aprovar a PEC da Blindagem, que quer proteger quem comete crime e calar a voz da justiça. Mas aqui, a gente não se cala!”, diz o texto publicado no Instagram oficial do Pavio. “É hora de mostrar que a nossa voz é mais alta que qualquer manobra política! Não vamos aceitar a impunidade! A história não apaga a memória, e a gente não vai esquecer!”
Aumenta que isto aqui é rock de verdade.