
Wikipedia Commons
Paramount-Skydance avalia proposta para comprar a Warner Bros. Discovery
Negociação envolveria todo o grupo WBD, que deve ser dividido em abril, e poderia unir dois dos maiores estúdios de Hollywood como aconteceu com a Disney e a Fox
Movimento após fusão bilionária
A produtora Skydance Media, que acaba de adquirir a Paramount Global por US$ 8,4 bilhões para lançar o novo estúdio Paramount-Skydance, está estudando uma oferta para comprar também a Warner Bros. Discovery (WBD). A informação foi antecipada pelo Wall Street Journal e confirmada por fontes do setor.
O negócio teria apoio financeiro da família Ellison, liderada pelo bilionário Larry Ellison, cofundador da Oracle e atualmente homem mais rico do mundo, e pelo filho David Ellison, CEO da Skydance Media.
Qual o possível impacto em Hollywood?
Segundo um executivo ligado à Paramount, “Ellison tem observado a Warner Bros há um tempo. Nada de novo nisso, ele apenas está olhando mais de perto, avaliando os prós e contras”.
A proposta, caso avance, abrangeria toda a Warner Bros. Discovery, que está em processo de separação entre a divisão de estúdios e a Discovery Global, prevista para abril de 2026. A notícia fez as ações da WBD dispararem mais de 30% em Wall Street.
Há obstáculos regulatórios?
Por não deter licenças de radiodifusão, a aquisição da WBD não precisaria do aval da FCC (Federal Communications Commission), o que remove um dos entraves enfrentados pela Skydance quando comprou a Paramount Global, proprietária da rede de TV CBS.
Ainda assim, analistas apontam que a união de dois grandes estúdios de Hollywood, Warner Bros. e Paramount, pode atrair atenção do Departamento de Justiça dos EUA por reduzir a concorrência no setor. Mas vale apontar que há precedentes. Isto já aconteceu recentemente. A Disney concluiu a compra da 21st Century Fox em 20 de março de 2019, em um acordo avaliado em cerca de US$ 71,3 bilhões.
Contexto político
O cenário regulatório também é influenciado por fatores políticos. Embora Donald Trump, atual presidente, já tenha elogiado a família Ellison, a Warner Bros. Discovery é dona da CNN — emissora frequentemente atacada por ele —, o que pode tornar a negociação mais sensível ou, ao contrário, facilitá-la. Assim que a fusão da Skydance com a Paramount foi anunciada, a CBS anunciou o cancelamento do talk show de Stephen Colbert, um dos maiores críticos de Trump na TV dos Estados Unidos.