
Instagram/Television Academy
Owen Cooper faz história como o mais jovem vencedor da história do Emmy
Astro de 15 anos de “Adolescência” venceu como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie e quebrou recorde histórico
Recorde histórico aos 15 anos
Owen Cooper entrou para a história do Emmy ao se tornar o mais jovem vencedor masculino em qualquer categoria de atuação. O britânico de 15 anos foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie, Antologia ou Filme para TV por “Adolescência”, durante a 77ª edição do Emmy Awards, realizada na noite de domingo (14/9) em Los Angeles.
O recorde anterior era de Scott Jacoby, que venceu aos 16 anos em 1973 por “That Certain Summer”. “Há três anos eu não era ninguém”, disse Cooper em seu discurso. “Estar aqui em cima… uau, isso é tão surreal”.
Personagem controverso em “Adolescência”
Na série da Netflix, Cooper interpreta Jamie Miller, adolescente acusado do assassinato de uma colega da escola, em uma trama filmada em planos-sequência consecutivos. O ator contou que improvisou falas durante as gravações, como a frase “Olhem para mim agora!”, que acabou sendo repetida em outras tomadas. “Eu nem estava consciente no momento… só me veio à cabeça e pensei que era algo poderoso de dizer. Depois percebi que tinha falado aquilo sem planejar. Então comecei a repetir em cada nova cena”, explicou ao The Hollywood Reporter.
Impacto cultural e audiência recorde
Lançada em março, “Adolescência” se tornou a segunda série mais assistida da história da Netflix, com mais de 540 milhões de horas vistas, atrás apenas de “Wandinha”. É também o título britânico mais assistido da plataforma, superando “Bebê Rena”.
A produção gerou debates sobre a chamada “manosfera”, ao expor como Jamie foi influenciado por discursos de ódio online para cometer um crime.
Reconhecimento no Emmy
O jovem ator agradeceu o prêmio à equipe da série. “Pode ter o meu nome neste prêmio, mas ele realmente pertence às pessoas atrás das câmeras e a todo o elenco”, afirmou.
Além do troféu de Melhor Ator Coadjuvante, “Adolescência” também venceu como Melhor Minissérie, Melhor Ator (Stephen Graham), Melhor Atriz Coadjuvante (Erin Doherty), Melhor Roteiro (Jack Thorne, Stephen Graham ) e Melhor Direção (Philip Barantini).