
Divulgação/CinemaScópio Produções
Oscar 2026: conheça os seis filmes que podem representar o Brasil
Academia Brasileira de Cinema divulgou os finalistas que disputam a indicação nacional na categoria de Melhor Filme Internacional
Seis filmes disputam indicação brasileira
Filmes estrelados por Wagner Moura e Rodrigo Santoro estão na disputa para representar o Brasil no Oscar 2026. A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda (8/9) os seis longas que buscam a vaga para tentar levar o Brasil à premiação na categoria de Melhor Filme Internacional. A lista inclui “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi.
O grupo de finalistas foi definido após reunião do conselho da instituição, que havia divulgado em agosto uma lista inicial de 16 filmes elegíveis. A escolha do título que representará o país será feita em 15 de setembro.
Que produções chegam como favoritas?
Entre os seis selecionados, três já circulam com destaque em festivais internacionais. “O Agente Secreto” recebeu os prêmios de Melhor Direção e também Melhor Ator para Wagner Moura no Festival de Cannes, além de já ser apontado pela revista Variety como forte candidato a ultrapassar a categoria internacional e disputar também em outras áreas do Oscar.
“O Último Azul”, estrelado por Rodrigo Santoro, é outro forte candidato após ter sido premiado no Festival de Berlim com o Urso de Prata. Já “Manas” venceu a Jornada dos Autores no Festival de Veneza e ganhou projeção adicional com a entrada do americano Sean Penn como produtor executivo.
Vitória anterior aumenta expectativa
O anúncio da pré-lista ocorre meses após a vitória inédita do Brasil no Oscar 2025. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional na última edição, elevando a expectativa em torno da escolha do próximo representante nacional.