
Divulgação/ITV
Ator de “Doctor Who” é detido em casa pela polícia em Londres
Noel Clarke, intérprete de Mickey Smith na série sci-fi, foi interrogado e liberado, mas teve computadores e documentos apreendidos
Detenção em Kensington
O ator britânico Noel Clarke, conhecido por viver Mickey Smith ao longo de cinco anos em “Doctor Who” e por criar o filme “Juventude Rebelde”, foi detido na quinta-feira (25/9) em sua residência em Kensington, Londres. Segundo informações dos jornais The Sun e The Guardian, ele foi levado sob custódia, interrogado e liberado em seguida.
A polícia metropolitana realizou busca na casa do artista, apreendendo laptops, documentos e outros materiais. Até o momento, as razões formais da detenção não foram divulgadas.
Histórico de acusações
A ação ocorreu pouco depois de Clarke perder um processo de difamação contra o The Guardian, que em 2021 publicou acusações de má conduta sexual envolvendo o ator e mais de 20 mulheres. Ele sempre negou irregularidades, mas a Justiça determinou que arcasse com cerca de R$ 21 milhões em custas legais do jornal.
Desde a publicação das denúncias, Clarke deixou de atuar em produções relevantes de TV ou cinema. Seu último trabalho em uma série britânica foi “Viewpoint”, exibida pela ITV em 2021.
Carreira no cinema e na TV
Além de “Doctor Who”, Clarke também integrou o elenco de filmes como “Além da Escuridão: Star Trek Into Darkness” e a série “Bulletproof”. Ele ganhou o BAFTA (o Oscar britânico) de Estrela Emergente por roteirizar, dirigir e estrelar “Juventude Rebelde” (2006), produção que abriu caminho para uma trilogia sobre jovens da região mais pobre de Londres.
O espaço segue aberto para os desdobramentos do caso.