
Divulgação/MSP
Mauricio de Sousa será homenageado na 49ª Mostra de Cinema de São Paulo
Criador da Turma da Mônica receberá o Prêmio Leon Cakoff e terá cinebiografia exibida no evento em outubro
Quadrinista receberá o Prêmio Leon Cakoff
O quadrinista Mauricio de Sousa será o homenageado da 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, marcada para ocorrer entre 16 e 30 de outubro. Criador da Turma da Mônica, ele receberá o Prêmio Leon Cakoff, concedido a personalidades que deixaram contribuição relevante para a cultura e o mercado audiovisual. Em 2024, o cineasta americano Francis Ford Coppola foi o homenageado.
Impacto cultural da obra
Segundo comunicado da organização do festival, a escolha reconhece “sua trajetória única como artista e pelo impacto de sua obra na formação cultural de diversas gerações”. A entrega do prêmio ocorrerá na cerimônia de abertura do evento, em 15 de outubro.
Com mais de seis décadas de criação, a Turma da Mônica se tornou um dos pilares da cultura pop brasileira. A homenagem da Mostra destaca esse percurso e reforça o papel de Mauricio de Sousa na formação de gerações de leitores e espectadores.
O que a Mostra exibirá em tributo a Mauricio?
A programação incluirá a exibição da cinebiografia “Mauricio de Sousa – O Filme”, que chega ao circuito nacional em 23 de outubro. O longa acompanha a vida do quadrinista desde a infância até a consolidação de sua carreira com a Turma da Mônica.
Baseado na autobiografia “Mauricio – A História Que Não Está no Gibi” (lançada em 2017), o filme tem direção de Pedro Vasconcelos (de “Fala Sério, Mãe!”) e codireção de Rafael Salgado, com produção da Disney.
O que mostra o filme?
Assim como o livro, o filme faz um longo passeio pela história de Maurício, indo desde a infância humilde em Mogi das Cruzes, quando ele descobriu a paixão pelos quadrinhos após encontrar um gibi em uma lata de lixo, passando pela época em que atuou como repórter policial, até o início da carreira de desenhista, com o lançamento da tirinha de Bidu, a inspiração nas filhas para criar novos personagens, o estouro comercial e assim por diante, até os dias atuais, com o sucesso de seu próprio estúdio, Maurício de Sousa Produções, que além de quadrinhos produz séries e filmes baseados em seus personagens.
Na produção, Mauro Sousa interpreta o pai e o elenco ainda conta com Thati Lopes (“Esposa de Aluguel”), Elizabeth Savalla (“Êta Mundo Bom!”), Emílio Orciollo Neto (“Amor de Mãe”), Natalia Lage (“A Grande Família”) e Clara Galinari (“Espelho da Vida”).