
Instagram/Mark Volman
Morre Mark Volman, fundador do The Turtles e integrante da dupla Flo & Eddie
Cantor de “Happy Together” morreu em Nashville aos 78 anos após breve enfermidade
Carreira com o The Turtles
Mark Volman, cantor e cofundador do The Turtles, morreu na sexta-feira (5/9) em Nashville, Tennessee, aos 78 anos, após breve enfermidade. Nascido em Los Angeles em 1947, ele fundou The Turtles em 1965 com Howard Kaylan, Al Nichol, Jim Tucker, Chuck Portz e Don Murray.
O grupo estourou no mesmo ano com o single “It Ain’t Me Babe”, de Bob Dylan, e emplacou sucessos como “She’d Rather Be With Me” (1967), “Elenore” (1968) e “You Showed Me” (1969). O maior hit, “Happy Together” (1967), liderou a parada da Billboard e recebeu certificação triplo de platina pela RIAA.
Flo & Eddie e trabalhos paralelos
Após o fim do The Turtles em 1970, Volman e Kaylan criaram a dupla Flo & Eddie, que excursionou com Frank Zappa & The Mothers of Invention e participou de gravações para artistas como T. Rex — no clássico “Bang a Gong (Get It On)” (1971) — e Bruce Springsteen – no hit “Hungry Heart” (1980).
Eles também produziram trilhas para TV, incluindo a animação infantil “Strawberry Shortcake”.
Polêmica com De La Soul
Nos anos 1990, Volman e Kaylan protagonizaram uma das disputas judiciais mais comentadas da indústria fonográfica, ao processarem o grupo de rap De La Soul por usar sem autorização um sample da música “You Showed Me” no álbum “3 Feet High and Rising” (1989). O caso, resolvido fora dos tribunais, custou cerca de US$ 1,7 milhão ao De La Soul em 1992. Na época, Volman chegou a afirmar que “sampling é apenas um termo mais longo para roubo”.
Professor e escritor
Na maturidade, o cantor retomou os estudos. Concluiu a graduação em 1997 e o mestrado em 1999, ambos na Loyola Marymount University, em Los Angeles. Depois, passou a lecionar negócios da música em faculdades, com destaque para Belmont University, em Nashville.
Diagnosticado em 2020 com demência por corpos de Lewy, continuou a se apresentar no início da doença. Aposentou-se em 2023, ao revelar publicamente o diagnóstico e lançar sua autobiografia “Happy Forever: My Musical Adventures With The Turtles, Frank Zappa, T. Rex, Flo & Eddie, and More”.