
Divulgação/Globo
Maior fracasso recente da Globo, “Mania de Você” é indicada ao Emmy Internacional
Folhetim de João Emanuel Carneiro concorre com produções da Turquia e da Espanha após críticas negativas e baixa audiência
Novela criticada conquista espaço internacional
A novela “Mania de Você”, apontada como um dos maiores fracassos recentes da Globo, superou as críticas negativas e a baixa audiência histórica para conquistar uma indicação ao Emmy Internacional de Melhor Novela. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25/9) e a cerimônia de premiação está marcada para 24 de novembro em Nova York.
Qual é o histórico da Globo no Emmy?
Esta é a 16ª vez que uma produção da Globo disputa a estatueta, com sete vitórias registradas até hoje. A mais recente foi em 2020, com “Órfãos da Terra” – as outras vitórias foram com “Caminho das Índias” (2009), “O Astro” (2012), “Lado a Lado” (2013), “Joia Rara” (2014), “Império” (2015) e “Verdades Secretas” (2016). Em 2024, o Brasil ficou de fora da categoria pela primeira vez desde 2019.
Já o autor João Emanuel Carneiro concorre pela terceira vez. Ele havia sido indicado anteriormente por “Avenida Brasil” em 2013 e por “A Regra do Jogo” em 2016, mas nas duas ocasiões perdeu para outras novelas brasileiras – “Lado a Lado” e “Verdades Secretas”.
Quem são os concorrentes de “Mania de Você”?
Na disputa de 2025, não há outro folhetim nacional indicado. “Mania de Você” enfrenta a turca “Deha” e as espanholas “Regresso a Las Sabinas” e “Valle Salvaje”. A Espanha busca o bicampeonato após a vitória de “La Promesa” no ano passado.
Outras indicações brasileiras no Emmy Internacional
O Brasil soma indicações em outras sete categorias. Na área de notícias, o “Repórter Record Investigação” concorre como Melhor Programa de Atualidades e o “Fantástico” disputa em Melhor Cobertura Jornalística com uma reportagem sobre política de segurança em El Salvador, produzida por Álvaro Pereira Júnior e Lúcio Rodrigues.
Na programação infantil, “Lupi e Baduki” (HBO Max) aparece em Melhor Animação, enquanto “Bora, o Pódio É Nosso” (Globoplay) concorre como Melhor Programa Factual para Crianças e “Luz” (Netflix) disputa em Melhor Live-Action. Esta última enfrenta a série internacional “Fallen”, coproduzida pelo Brasil via Globoplay.
Para completar, “Herchcovitch; Exposto” (HBO Max) está entre os finalistas de Melhor Programa Artístico e “O Prazer É Meu” (Globoplay) na lista de Melhor Documentário.
Recorde de países na disputa
Segundo a Academia Internacional de Artes e Ciências da Televisão, esta edição do Emmy Internacional registrou participação recorde, com produções de 26 países indicadas nas 16 categorias do prêmio.