
Instagram/Liniker
Liniker lidera brasileiros no Grammy Latino 2025 com sete indicações
Cantora concorre com Bad Bunny nas categorias principais e divide espaço com Marina Sena, Djonga, Milton Nascimento e outros artistas nacionais
Grammy Latino revela indicados de 2025
A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta (17/9) os concorrentes à 26ª edição do Grammy Latino. A cerimônia será realizada em 13 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Liniker se destaca entre os brasileiros
O grande destaque nacional é Liniker, que recebeu sete indicações com o álbum “Caju”. A cantora disputa com Bad Bunny e o disco “Debí Tirar Más Fotos” nas principais categorias da premiação: Álbum do Ano, Canção do Ano e Gravação do Ano. Lançado em agosto de 2024, o trabalho emplacou faixas no top 200 do Spotify e rendeu à artista reconhecimento internacional. A faixa “Febre” integra a trilha sonora da novela das 19h da Globo, “Dona de Mim”.
Quais outros brasileiros foram lembrados?
Marina Sena foi indicada em Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Ouro de Tolo” e em Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa com “Coisas Naturais”. Ela concorre com Liniker, Carol Biazin (“No Escuro, Quem É Você?”) e Julia Mestre (“Maravilhosamente Bem”).
Djonga aparece em Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa com “Quanto Mais eu Como, Mais Fome eu Sinto!”, lançado em março de 2025 e com participações de Samuel Rosa e Milton Nascimento. O rapper também concorre em Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela faixa “Demoro a Dormir”.
Milton Nascimento tem duas indicações: Melhor Canção em Língua Portuguesa com “Um Vento Passou”, parceria com Esperanza Spalding do álbum “Milton + Esperanza”, e Melhor Vídeo Musical Versão Longa pelo documentário “Milton Bituca Nascimento”, que registra sua turnê de despedida.
Novos nomes e veteranos na lista
Outros artistas brasileiros figuram nas categorias em português. Luedji Luna (“Um Mar Para Cada Um”), Rachel Reis (“Divina Casca”), Rubel (“Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso?”) e Dora Morelenbaum (“Pique”) estão em Melhor Álbum de MPB. Juliane Gamboa e Sued Nunes aparecem entre os indicados a Artista Revelação.
O samba e o pagode marcam presença com Alcione, Mart’nália e Zeca Pagodinho, enquanto o sertanejo é representado por Ana Castela e Chitãozinho & Xororó. Também foram lembrados nomes como Papatinho (MPC), Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, BaianaSystem e Marcelo D2, entre outros.
Detalhes da premiação
Criado em 2000, o Grammy Latino contempla 60 categorias, incluindo três novas neste ano: Mídias Visuais, Melhor Música para Mídias Visuais e Melhor Canção de Raízes. A votação final para escolher os vencedores começa em 1º de outubro.