
Divulgação/CBS
“The Late Show with Stephen Colbert” vence Emmy após cancelamento
Programa ganhou o primeiro troféu de sua história, poucas semanas depois da CBS confirmar o fim em 2026
Vitória inédita
“The Late Show with Stephen Colbert” conquistou no domingo (7/9) seu primeiro Emmy desde a estreia em 2015. O prêmio veio na categoria de direção em série de variedades, entregue ao diretor Jim Hoskinson durante o Creative Arts Emmys, a primeira parte das premiações do Emmy 2025.
Apesar de Colbert já somar 10 Emmys individuais conquistados em outros projetos, foi a primeira vez que seu talk show noturno levou uma estatueta. A conquista ocorreu menos de dois meses após a CBS confirmar que o programa sairá do ar em maio de 2026.
Cancelamento polêmico
O anúncio do fim do programa gerou controvérsia. Segundo a rede, a decisão foi motivada por dificuldades econômicas do formato de talk shows.
George Cheeks, presidente de mídia televisiva da CBS, disse em agosto que a decisão não foi política, mas financeira: “O mercado publicitário do late-night está em declínio significativo. Somos grandes fãs de Colbert, mas a economia tornou impossível seguir adiante.”. Entretanto, o programa de Colbert é justamente o que tem mais audiência dentre todos.
Bastidores políticos
Na mesma semana, Colbert havia criticado a CBS por pagar US$ 16 milhões a Donald Trump para encerrar um processo judicial em que o presidente dos EUA acusava a emissora de manipular uma entrevista de Kamala Harris durante a campanha de 2024. No ar, o apresentador classificou o acordo como “um grande suborno gordo”, relacionando o pagamento à aprovação da venda de US$ 8,4 bilhões do grupo Paramount Global, dono da CBS, para a produtora Skydance Media – que aconteceu assim que o pagamento caiu na conta de Trump. Três dias depois da crítica, recebeu o aviso do cancelamento.
Donald Trump comemorou publicamente a notícia, dizendo em sua rede Truth Social: “Eu absolutamente amo que Colbert foi demitido”. Colbert reagiu no programa, afirmando que sempre sonhou com o dia em que um presidente em exercício comemoraria o fim de sua carreira. E respondeu diretamente a Trump: “Vai se f*der”.
Fim da sina de perdedor
Antes da vitória, o “Late Show” acumulava mais de 30 indicações sem vencer, sendo superado apenas pela série “Better Call Saul” como maior perdedor da história do Emmy. Em sua última temporada, o programa ainda concorre ao Emmy de Melhor Talk Show, que será anunciado na cerimônia principal da Academia de Televisão, marcada para o domingo (14/9).