
Instagram/Video Music Awards
Lady Gaga domina VMA 2025, que também premiou Rosé, Sabrina e Ariana
Cantoras consagraram noite feminina na premiação da MTV, que também homenageou ícones como Mariah Carey e Ricky Martin
Mulheres dominaram a premiação
A MTV consagrou Lady Gaga como grande vencedora do Video Music Awards 2025 com quatro troféus “Moon Person”, incluindo Artista do Ano, durante a premiação transmitida ao vivo diretamente da UBS Arena, em Nova York, na noite de domingo (7/9). Ela dedicou o prêmio ao noivo Michael Polansky e ao público. “Dedico este prêmio à plateia. Vocês realmente merecem um palco para brilhar e eu dou a vocês todos os meus aplausos. Obrigada, Little Monsters, meus fãs, por sempre me apoiarem e sempre apoiarem o monstro em mim”, disse ao receber a estatueta.
As mulheres dominaram os troféus da edição: das 30 categorias disputadas, 24 foram vencidas por artistas femininas, refletindo a presença crescente de nomes como Sabrina Carpenter, Ariana Grande, Billie Eilish, Charli XCX, Doja Cat, Tate McRae, Doechii, Katseye, Tyla, Rosé, Lisa e BLACKPINK na cena pop mundial.
Neste ano, Anitta não concorreu. Mas ela esteve representada na vitória de Shakira em Melhor Vídeo Latino por “Soltera”, que conta com a participação da brasileira.
Melhor Vídeo e Melho Álbum
Ariana Grande e Sabrina Carpenter tiveram grande destaque, com três vitórias cada. Ariana recebeu o prêmio de Vídeo do Ano por “Brighter Days Ahead”, além dos troféus de Melhor Pop e Melhor Vídeo Longo. “Este projeto é sobre todo o trabalho que cura diferentes tipos de trauma e sobre voltar para nosso eu jovem, criando segurança em nossas próprias vidas, o que é um processo vitalício e um exercício diário”, declarou a artista. “Se você está nessa jornada, por favor, continue, porque eu prometo que há dias mais brilhantes à frente.”
Sabrina Carpenter, que venceu Melhor Álbum e mais duas categorias, entregou a performance mais comentada da noite com “Tears”, marcada por estética inspirada na Nova York dos anos 1990 e ousadia. O número contou com drag queens e dançarinos exibindo cartazes com frases como “Protect Trans Rights” e “In Trans We Trust”.
Carpenter reforçou o posicionamento em seu discurso ao receber o prêmio de Melhor Álbum: “Para meu elenco incrível, meus dançarinos e as queens que estavam comigo no palco, este mundo pode ser tão cheio de críticas, discriminação e negatividade. Então, fazer parte de algo que pode trazer luz, fazer sorrir, dançar e sentir que o mundo é sua maldita ostra, sou muito grata por isso.”
A era do K-Pop
A cantora Rosé, integrante do BLACKPINK, recebeu o troféu de Canção do Ano por “APT”, parceria com Bruno Mars que permaneceu 45 semanas na parada Billboard Hot 100. Em seu discurso, a artista agradeceu a equipe, mencionou suas colegas de banda em coreano e fez questão de destacar a si mesma. “Dedico este prêmio à minha versão de 16 anos que sonhava”, disse. “E a todos que me viram crescer como artista e depositaram seus sonhos em mim para realizar isso.”
Rosé não foi a única represente do BLACKPINK premiada na noite de domingo. Lisa recebeu o troféu de Melhor Video de K-Pop por sua parceria com Doja Cat & Raye, “Born Again”. Para completar, o próprio BLACKPINK venceu como Melhor Grupo do ano, desbancando concorretes do rock e da música pop.
Doja Cat abriu a noite
O evento foi exibido ao vivo do UBS Arena, em Nova York, com apresentação de LL Cool J. Pela primeira vez, a cerimônia também foi transmitida na CBS, além da MTV, em um movimento visto como tentativa da Paramount de recuperar a relevância da marca.
Dando o tom de evento feminino, a cerimônia começou com Doja Cat apresentando “Jealous Type”, faixa de seu álbum inédito “Vie”. A performance recriou atmosfera dos anos 1980 e contou com a participação de Kenny G. A cantora interrompeu a fala de LL Cool J, mestre de cerimônias, com vídeo em estilo Max Headroom, referência ao passado da MTV que agradou principalmente aos fãs da geração X.
O evento contou com diversas outras apresentações presenciais e remotas, incluindo participações de Post Malone, Jelly Roll e da própria Lady Gaga, que subiu rapidamente ao palco para receber prêmio antes de seguir para seu show “Mayhem Ball” no Madison Square Garden.
Ícones homenageados no palco
Entre os homenageados da noite, Mariah Carey recebeu o primeiro VMA da carreira após mais de três décadas, celebrando com um medley de sete músicas. “O que demorou tanto?”, brincou em seu discurso. O rapper Busta Rhymes também foi homenageado com o Rock the Bells Visionary Award e Ricky Martin levou o primeiro troféu Latin Icon da MTV, fazendo o público dançar com seu clássico “Livin’ La Vida Loca”.
A cerimônia também prestou tributo a Ozzy Osbourne, morto em 22 de julho passado. O momento reuniu Yungblud e os integrantes do Aerosmith, Steven Tyler e Joe Perry, para celebrar a trajetória do ícone do heavy metal.
Todos os vencedores
VÍDEO DO ANO
Ariana Grande – “Brighter Days Ahead”
ARTISTA DO ANO
Lady Gaga
CANÇÃO DO ANO
ROSÉ & Bruno Mars – “APT.”
ARTISTA REVELAÇÃO
Alex Warren
ARTISTA POP DO ANO
Sabrina Carpenter
PERFORMANCE MTV PUSH DO ANO
KATSEYE – “Touch”
MELHOR COLABORAÇÃO
Lady Gaga & Bruno Mars – “Die With a Smile”
MELHOR VÍDEO POP
Ariana Grande – “Brighter Days Ahead”
MELHOR VÍDEO DE HIP HOP
Doechii – “Anxiety”
MELHOR VÍDEO DE R&B
Mariah Carey – “Type Dangerous”
MELHOR VÍDEO ALTERNATIVO
sombr – “Back to Friends”
MELHOR VÍDEO DE ROCK
Coldplay – “All My Love”
MELHOR VÍDEO LATINO
Shakira – “Soltera”
MELHOR VÍDEO K-POP
Lisa ft. Doja Cat & Raye – “Born Again”
MELHOR VÍDEO AFROBEATS
Tyla – “Push 2 Start”
MELHOR VÍDEO COUNTRY
Megan Moroney – “Am I Okay?”
MELHOR ÁLBUM
Sabrina Carpenter – Short n’ Sweet
MELHOR VÍDEO LONGO
Ariana Grande – “Brighter Days Ahead”
VÍDEO COM IMPACTO SOCIAL
Charli XCX – “Guess featuring Billie Eilish”
MELHOR DIREÇÃO
Lady Gaga – “Abracadabra”
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Lady Gaga – “Abracadabra”
MELHOR FOTOGRAFIA
Kendrick Lamar – “Not Like Us”
MELHOR EDIÇÃO
Tate McRae – “Just Keep Watching (From F1 The Movie)”
MELHOR COREOGRAFIA
Doechii – “Anxiety”
MELHORES EFEITOS VISUAIS
Sabrina Carpenter – “Manchild”
CANÇÃO DO VERÃO
Tate McRae – “Just Keep Watching (From F1® The Movie)”
MELHOR GRUPO
BLACKPINK