PIPOCAMODERNA
Pipoca Moderna
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc
  • Filme
  • Série
  • Reality
  • TV
  • Música
  • Etc

Nenhum widget encontrado na barra lateral Alt!

Divulgação/Warner Bros.

Etc,  Filme|29 de setembro de 2025

JK Rowling ataca Emma Watson e a chama de “ignorante” em nova polêmica

Autora de “Harry Potter” criticou a intérprete de Hermione após entrevista em que atriz afirmou que ainda a valoriza, apesar das divergências sobre questões de gênero

Pipoque pelo Texto ocultar
1 Declaração após entrevista
2 Rowling chama Emma de “ignorante”
3 Críticas a Daniel Radcliffe
4 Acusações de privilégio
5 Justificativa para a resposta
6 Motivo do racha entre escritora e elenco
7 Nova série busca revitalizar a franquia

Declaração após entrevista

A escritora britânica JK Rowling, autora da saga “Harry Potter”, voltou a protagonizar polêmica ao atacar a atriz Emma Watson, intérprete de Hermione nos filmes da franquia. A reação ocorreu após entrevista em que a atriz, hoje com 35 anos, afirmou que “ainda a valoriza”, apesar das divergências em torno do debate sobre identidade de gênero.

Rowling chama Emma de “ignorante”

Rowling usou as redes sociais no domingo (28/9) para reagir. Chamou a ex-estrela da série de “ignorante sobre o quão ignorante ela é” e negou dever qualquer tipo de reconhecimento aos atores que interpretaram personagens criados por ela. “Não me é devido o consentimento eterno de nenhum ator que já interpretou um personagem que criei. A ideia é tão ridícula quanto eu consultar o chefe que tive aos 21 anos para saber quais opiniões devo ter hoje em dia”, afirmou.

Críticas a Daniel Radcliffe

Na publicação, a autora disse que Emma Watson e Daniel Radcliffe têm se colocado como “porta-vozes de fato” do universo Harry Potter ao contestarem suas opiniões. Rowling recordou ainda um episódio em que recebeu um bilhete manuscrito da atriz, com a mensagem “Sinto muito pelo que você está passando”, após um discurso feminista. Para a escritora, o gesto foi contraditório diante das críticas públicas subsequentes.

Acusações de privilégio

Rowling acusou Emma de falar a partir de privilégios de fama e riqueza. “Como outras pessoas que nunca viveram a vida adulta sem o conforto da riqueza e da fama, Emma tem tão pouca experiência da vida real que ignora o quanto é ignorante. Ela nunca precisará de um abrigo para moradores de rua, de um hospital público ou de um centro de atendimento a vítimas de estupro administrado pelo Estado”, atacou a escritora.

A autora destacou que escreveu o primeiro livro da saga enquanto vivia em condições de pobreza e argumentou que a destruição de direitos das mulheres afeta principalmente quem não tem os mesmos privilégios.

Justificativa para a resposta

Rowling concluiu explicando por que decidiu se manifestar após a entrevista recente da atriz. “Adultos não podem esperar se aproximar de um movimento ativista que regularmente defende o assassinato de um amigo e, em seguida, afirmar seu direito ao amor do ex-amigo, como se o amigo fosse de fato sua mãe”, declarou.

Motivo do racha entre escritora e elenco

O elenco da franquia rompeu com a escritora após ela se tornar uma porta-voz oficial da luta contra os direitos LGBTQ+. Ela foi acusada de transfobia pela primeira vez em 2020, após criticar o uso do termo “pessoas que menstruam” em vez de “mulheres” em um artigo. Desde então, ela tem defendido o que chama de uma visão “crítica de gênero”, posicionando-se sobre questões de identidade sexual e lutando para impedir que pessoas trans conquistem qualquer direito. Esta postura também passou a se manifestar em suas obas, incluindo um livro sobre um travesti assassino.

Daniel Radcliffe, Emma Watson e outros membros do elenco expressaram discordância com suas opiniões. O intérprete de Harry Potter chegou a se envolver mais ativamente em projetos contra a transfobia. Fã-clubes oficiais de “Harry Potter” também romperam com a escritora e leitores decidiram boicotar os livros e novos projetos relacionados à franquia, levando ao cancelamento da saga “Animais Fantásticos” no cinema. Para completar, Nicole Maines, estrela trans da série “Supergirl”, polemizou com Rowling nas redes sociais sobre sua postura de defender que mulheres trans frequentassem banheiros masculinos. Nicole sofreu bullying na adolescência ao ser proibida de usar o banheiro de sua escola.

Nova série busca revitalizar a franquia

A série de “Harry Potter”, anunciada para a HBO, promete revisitar os livros com um elenco e produção completamente novos. Apesar das críticas à autora, a Warner Bros mantém Rowling como peça central no desenvolvimento da nova adaptação, ressaltando sua contribuição essencial para o universo mágico criado há quase 30 anos.

Sem posts relacionados

Pipoca Moderna

Acompanhe Pipoca Moderna (pipocamoderna.com.br) para mais notícias de entretenimento.

@Pipoca Moderna 2025
Privacidade | Cookies | Facebook | X | Bluesky | Flipboard | Anuncie