
Instagram/La Biennale di Venezia
Jim Jarmusch vence Leão de Ouro no Festival de Veneza 2025
Diretor americano levou o prêmio máximo por "Father Mother Sister Brother" em noite marcada por discursos sobre Gaza
Leão de Ouro fica com Jim Jarmusch
O Festival Internacional de Cinema de Veneza encerrou sua edição de 2025 neste sábado (6/9) com a entrega do Leão de Ouro de Melhor Filme a “Father Mother Sister Brother”, novo filme do cineasta indie americano Jim Jarmusch. O longa reúne Cate Blanchett, Adam Driver, Mayim Bialik, Vicky Krieps e Charlotte Rampling em uma trama sobre irmãos que se reencontram após anos afastados, confrontando tensões familiares e a relação com pais emocionalmente distantes.
O Grande Prêmio do Júri, segundo maior troféu da noite, foi entregue a “The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania. O filme mais aplaudido da mostra aborda a história real de uma menina palestina assassinada durante ataque em Gaza. “O cinema não pode trazer esta menina de volta, mas pode manter sua voz viva”, declarou a cineasta tunisiana ao dedicar o prêmio ao povo palestino.
Clima político marcou a cerimônia
Discursos sobre o conflito em Gaza foram recorrentes na cerimônia. O favoritismo de “The Voice of Hind Rajab” chegou a ser apontado por críticos, mas, para decepção de muitos, a escolha do júri foi convencional e recaiu sobre o nome consolidado de Jarmusch. Nos últimos nove anos, sete Leões de Ouro foram concedidos a produções de língua inglesa, movimento visto como conservador e bajulador de Hollywood por parte da crítica.
Outro americano, Benny Safdie, recebeu o Leão de Prata de Melhor Direção por “Coração de Lutador — The Smashing Machine”, estrelado por Dwayne Johnson e Emily Blunt. Na atuação, Xin Zhilei venceu a Copa Volpi de Melhor Atriz por “The Sun Rises on Us All”, enquanto o veterano Toni Servillo foi premiado como Melhor Ator por “La Grazia”. Ele recebeu o troféu das mãos de Fernanda Torres e agradeceu emocionado: “Não esperava receber o prêmio de uma atriz que me encantou este ano com um filme maravilhoso”, disse em referência ao brasileiro “Ainda Estou Aqui”.
A lista também incluiu Luna Wedler, de 25 anos, com o Prêmio Marcello Mastroianni de Revelação por “Silent Friend”. “Sotto Le Nuvole”, de Gianfranco Rosi, ficou com o Prêmio Especial do Júri, e Valérie Donzelli e Gilles Marchand levaram o prêmio de Melhor Roteiro por “À Pied D’Œuvre”.
Homenagem e júri internacional
A noite começou com homenagem ao estilista Giorgio Armani, morto dois dias antes, aos 91 anos. O nome do criador batizou o Prêmio “Beleza Armani”, de escolha popular, vencido por “Calle Málaga”, de Maryam Touzani.
O júri internacional foi presidido pelo cinesta americano Alexander Payne e contou com Mohammad Rasoulof, Cristian Mungiu, Maura Delpero, Stéphane Brizé, Zhao Tao e Fernanda Torres. A atriz brasileira voltou ao festival um ano após o destaque de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, vencedor do Oscar e do Globo de Ouro. Diferentemente de 2024, a edição deste ano não teve participação de filmes brasileiros.
Estrelas e destaques fora da competição
Além dos títulos premiados, Werner Herzog e a veterana estrela Kim Novak, de “Um Corpo que Cai” (1958), receberam Leões de Ouro honorários pela carreira.
Já entre as produções fora da competição, o destaque ficou com “Depois Da Caçada”, drama inspirado pelo movimento Me Too, dirigido pelo italiano Luca Guadagnino e estrelado por Julia Roberts, Andrew Garfield e Ayo Edebiri. O filme será o título de abertura do Festival do Rio em outubro.
Lista completa de vencedores
Mostra Competitiva
- Leão de Ouro: “Father Mother Sister Brother”, de Jim Jarmusch
- Grande Prêmio do Júri: “The Voice of Hind Rajab”, de Kaouther Ben Hania
- Leão de Prata (Direção): Benny Safdie, “Coração de Lutador — The Smashing Machine”
- Prêmio Especial do Júri: “Sotto Le Nuvole”, de Gianfranco Rosi
- Melhor Roteiro: Valérie Donzelli e Gilles Marchand, “À Pied D’Œuvre”
- Copa Volpi (Atriz): Xin Zhilei, “The Sun Rises on Us All”
- Copa Volpi (Ator): Toni Servillo, “La Grazia”
- Prêmio Marcello Mastroianni (Revelação): Luna Wedler, “Silent Friend”
- Prêmio do Público “Beleza Armani”: “Calle Málaga”, de Maryam Touzani
- Prêmio Luigi De Laurentis (Estreia): “Short Summer”, de Nastia Korkia
Mostra Horizontes
- Melhor Filme: “En El Camino”, de David Pablos
- Melhor Direção: Anuparna Roy, “Songs Of Forgotten Trees”
- Prêmio Especial do Júri: “Harà Watan”, de Akio Fujimoto
- Melhor Atriz: Benedetta Porcaroli, “Il Rapimento Di Arabella”
- Melhor Ator: Giacomo Covi, “Un Anno Di Scuola”
- Melhor Roteiro: “Hiedra”, de Ana Cristina Barragán
- Melhor Curta: “Without Kelly”, de Lovisa Sirén