
Divulgação/Globo
Globo faz elenco de “Vale Tudo” gravar sem roteiros completos
Para evitar vazamentos, emissora libera apenas horários de gravação e esconde desfechos até dos atores
Segredos marcam nova rotina dos bastidores
A rotina de gravações de “Vale Tudo” mudou nas últimas semanas. Para impedir vazamentos sobre os desfechos da novela, a Globo reduziu drasticamente o acesso às informações: atores e técnicos recebem apenas os horários de gravação, sem detalhes sobre o enredo. A medida aumentou a curiosidade nos bastidores, já que muitos integrantes da equipe não sabem qual será o destino de seus personagens.
O que a autora tem alterado no remake?
Segundo reportagem publicada pelo Notícias da TV, a autora Manuela Dias estaria até reescrevendo cenas já liberadas, alterando trechos prontos, para tornar a trama imprevisível mesmo para quem trabalha na produção. As mudanças levantaram dúvidas sobre pontos centrais, como a morte de Odete Roitman, interpretada por Debora Bloch. Uma das versões que circula sobre o final da novela é que a vilã troca de destino com Marco Aurélio, vivido por Alexandre Nero. Também há mistérios envolvendo o final de Maria de Fátima, papel de Bella Campos, e de Ivan, personagem de Renato Góes.
Globo controla etapas para manter suspense?
A operação montada para manter o sigilo da trama não teria impactado o ritmo de gravação, que segue sem atrasos. Antes da adoção dessas medidas, a produção mantinha cerca de um mês de folga entre o que ia ao ar e o que estava gravado e a dimuição só deve se tornar mais crítica perto da reta final.
Contexto do remake
Exibida originalmente em 1988, “Vale Tudo” é um dos maiores sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake marca os 60 anos da Globo, com Manuela Dias responsável pela adaptação da trama e Paulo Silvestrini na direção artística.