
Divulgação/Globo - Bob Paulino
Globo estreia GE TV no YouTube com futebol e palavrões
Novo canal esportivo estreia com transmissão do jogo Brasil x Chile com aposta em interatividade e maior liberdade no ar
Nova aposta esportiva no YouTube
A Globo lançou nesta quinta-feira (4/9) o GE TV, canal esportivo no YouTube voltado às transmissões ao vivo. A estreia oficial ocorre com Brasil x Chile, partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo e exibida simultaneamente na Globo e no Sportv às 21h30. Entretanto, a programação já começou a ser veiculada desde cedo, com transmissões de partidas de futebol americano, melhores momentos do vôlei e do Campeonato Brasileiro, além de resenhas sobre times. A proposta é alcançar o público jovem que já não acompanha a TV aberta.
Segundo a apresentadora Mariana Spinelli, a ideia é ampliar as opções do ecossistema Globo. “Às vezes a pessoa está voltando do trabalho no carro, não vai conseguir acessar naquele momento, talvez a TV não carregou, às vezes no YouTube fica mais fácil, às vezes no Globoplay é mais fácil. A ideia não é ver uma plataforma como concorrente da outra”, afirmou.
Equipe e público-alvo
A GE TV reúne profissionais contratados pela Globo na concorrência, especialmente para o projeto, como a própria Mariana Spinelli (ex-ESPN) e Bruno Formiga (ex-TNT Sports). Formiga explicou que o público jovem é o foco da plataforma. “Eu tenho um filho de 19 anos e um de 14. Eles não estão mais vendo TV. A gente quer pegar essa galera que está flutuando. E a ideia é levar o padrão de qualidade da Globo para essa galera, mas de um jeito mais leve”, disse.
Com experiência no formato, após anos no YouTube como rosto do canal Desimpedidos, o apresentador Fred Bruno resumiu a proposta como “uma opção a mais”.
Locução com direito a palavrões
Não há dúvidas que o canal esportivo foi criado para disputar espaço com a CazéTV, que rapidamente se tornou a principal alternativa digital à Globo, conquistando uma audiência inesperada com transmissões esportivas. Até a linguagem será a mesma.
Segundo os apresentadores, a proposta é oferecer transmissões com linguagem descontraída e irreverente, incluindo espaço para resenha e até uso de palavrões, mas sem abrir mão da credibilidade. Mariana destacou que não haverá exageros: “Estou ansiosa pra falar o primeiro palavrão numa live? Estou, mas só vou falar que é um momento f*da se for um momento f*da mesmo”.
Direitos esportivos e formatos
O portfólio inicial da GE TV inclui jogos da Libertadores, Brasileirão Série A, Copa do Brasil, Supercopa, NFL, Liga das Nações de Vôlei, WSL e SLS. Além das partidas, a grade contará com transmissões ao vivo, análises pré e pós-jogo, melhores momentos, mesacasts e formatos inéditos.
“Na Globo acaba a novela e já começa a partida. Aqui, a gente vai ter liberdade para um pré-jogo maior. E o pós-jogo não vai ser nem analisado, vai ser conversado mesmo”, explicou Fred Bruno.
A interatividade será outro atrativo. “Nós vamos estar interagindo com o chat o tempo todo. Eu sinto falta do retorno do público no Globo Esporte. Faço uma matéria e não sei se as pessoas gostaram ou não. No YouTube, você tem esse retorno na hora”, completou o ex-BBB.