
Instagram/Gato Preto
Polícia apreende segundo Porsche e celular de Gato Preto
Influenciador, que já responde por violência doméstica e crimes de trânsito, vira alvo de inquérito sobre origem de bens de luxo
Operação na casa do influenciador
A Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (5/6) um Porsche e o celular do influenciador digital Samuel Sant’Anna, conhecido como Gato Preto, durante operação realizada em sua casa, em São Paulo. O mandado foi cumprido pelo 15º Distrito Policial (Itaim Bibi).
Bia Miranda, que há duas semanas havia anunciado o fim do relacionamento com o influenciador pela quinta vez, foi acordada pela polícia no local e relatou nas redes sociais o momento da ação. “Eu estava dormindo e não escutei o ‘porradão’ na porta. Achei que era a menina dos cílios, que eu marquei hoje”, afirmou.
Porsche e celulares apreendidos
O influenciador também se manifestou após a apreensão de sua segunda Porsche, de cor vermelha, que não é mesma envolvida num acidente trânsito em agosto. “A primeira Porsche está presa, aí vieram levar a outra. Não faz sentido. E dando risada ainda, [falando sobre] quem vai dirigir o carro, quem não vai”, escreveu nas redes sociais.
Embora não seja alvo direto da investigação, Bia teve aparelhos vistoriados. “Eles tinham um mandado e podiam mexer em tudo. Levaram o celular do Samuel, mexeram no meu também, mexeram no meu iPad mas não acharam nada de relevante para eles”, explicou. Segundo o G1, o segurança dela teve quatro celulares apreendidos.
Após o relato, Bia Miranda exibiu as unhas postiças que comprou numa loja online. “Acontece, vou estragar o meu dia por causa disso?”, argumentou, sem comentar a volta com o influenciador, que também é investigado por agredi-la numa denúncia por violência doméstica.
O que diz a defesa de Gato Preto?
A defesa de Gato Preto, por sua vez, alega que os objetos não poderiam ter sido apreendidos. Em nota, a advogada do influenciador afirma que a decisão judicial determina a apreensão de “objetos ilícitos, de origem ilícita ou diretamente relacionados aos fatos investigados”, indicando que deveriam ser relativos ao acidente ocorrido no dia 20 de agosto.
Do que se trata a investigação?
O detalhe é que a investigação não seria sobre o acidente. De acordo com reportagem do G1, a Polícia de São Paulo abriu inquérito para investigar o influenciador digital por lavagem de dinheiro na aquisição de seus dois Porsches. Em depoimento, o delegado Rodrigo Castro Salgado da Costa informou que a investigação busca apurar se a compra dos veículos, avaliados em R$ 2,5 milhões, foi feita com recursos ilícitos ligados à divulgação de jogos de azar online. Os carros estão registrados em nome de terceiros, suspeitos de atuar como “laranjas”.
“O que consta nos autos é que ele teria adquirido diversos bens com recursos de origem ilícita, oriundos da promoção e divulgação de jogos de azar, registrados em nome de terceiros, com o propósito de ocultar a titularidade patrimonial”, explicou o delegado ao G1.
Ligação com acidente de trânsito
O caso se soma ao acidente de trânsito ocorrido em 20 de agosto, na Avenida Faria Lima, zona oeste da capital. Na ocasião, o Porsche preto dirigido por Gato Preto passou no sinal vermelho, colidiu com outro veículo e derrubou um poste. O filho do motorista do carro atingido fraturou o maxilar.
Testemunhas afirmaram que o influenciador estava embriagado e em alta velocidade. Ele e Bia saíram do local do acidente sem prestar auxílio às vítimas, levando a polícia a buscá-lo em sua casa, onde o encontrou nu e acompanhado por duas mulheres. Ele foi detido e liberado sem pagamento de fiança.
Por sua vez, o carro vermelho apreendido nesta sexta acumula nove multas nos últimos três meses, a maioria por excesso de velocidade.
Histórico de polêmicas
Gato Preto responde em liberdade por lesão corporal culposa na direção, fuga do local do acidente e embriaguez ao volante. Aos 31 anos, ganhou notoriedade nas redes sociais ostentando bens de luxo e dando conselhos sobre relacionamentos. Sua trajetória também inclui acusações de violência doméstica, dívidas de pensão alimentícia e agressões.
Já Bia Miranda, de 21 anos, ficou conhecida nacionalmente por ter sido vice-campeã de “A Fazenda 14”. O casal têm uma filha, Maysha, de cinco meses.
O espaço segue aberto para posicionamentos, declarações e atualizações das partes citadas, que queiram responder, refutar ou acrescentar detalhes em relação ao que foi noticiado.