
Instagram/The Town
Filipe Ret pede liberdade para Oruam em show no The Town
Rapper usou o palco principal do festival em São Paulo para protestar pela soltura do colega preso desde julho
Protesto no palco principal
Filipe Ret pediu liberdade para Oruam, rapper preso desde 22 de julho, durante sua apresentação na abertura do The Town neste sábado (6/9). Ele foi o primeiro artista a se apresentar no palco Skyline, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia inaugural da edição 2025 do festival.
Antes de cantar “Me Sinto Abençoado”, parceria com Ajaxxx e Poze do Rodo, Ret fez a manifestação diante do público. “Pra quem se sente abençoado nessa p*rra. Vem comigo assim. Liberdade para Oruam, p*rra. MC não é bandido”, gritou.
Prisão de Oruam
Oruam foi alvo de mandado de prisão após uma confusão em sua casa, uma mansão de luxo no Joá, Zona Oeste do Rio. Durante uma operação policial que buscava apreender um menor acusado de tráfico em sua residência, ele teria atirado pedras contra os agentes e fugido para o Complexo da Penha. O Ministério Público denunciou o artista por tentativa de homicídio e apontou postagens em redes sociais em que ele incitava violência contra agentes de segurança.
O cantor ficou foragido por algumas horas, mas depois se entregou voluntariamente à polícia. Em vídeo, pediu desculpas: “Eu errei. Desculpa aí todo mundo, vou provar para vocês que não sou bandido. Vou dar a volta por cima e vencer através da minha música. Ontem, eu estava muito nervoso com tudo que aconteceu. Quero dizer aos meus fãs que amo muito vocês.”
Outras acusações
Após se entregar, Oruam foi fichado e encaminhado ao Presídio de Bangu, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Com pedidos de liberdade recusados, ele responde preso a outros processos atrelados ao caso após a prisão. Entre as acusações estão:
- Tentativa de homicído
- Tráfico de drogas
- Associação ao tráfico
- Resistência qualificada
- Desacato
- Dano qualificado
- Ameaça
- Lesão corporal