
Divulgação/Dezenove Som e Imagens
Festival do Rio revela seleção da Première Brasil 2025 com 11 longas de ficção na disputa
Evento exibirá 11 títulos na mostra competitiva de ficção e trará pré-estreias como “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho
Competição reúne 11 longas de ficção
O Festival do Rio anunciou a seleção da Première Brasil 2025, principal mostra competitiva do evento. Onze longas de ficção disputarão o Troféu Redentor, entre eles “A Vida de Cada Um”, de Murilo Salles, “Dolores”, de Maria Clara Escobar e Marcelo Gomes, “Quase Deserto”, de José Eduardo Belmonte, “Cyclone”, de Flavia Castro, e “#SalveRosa”, de Susanna Lira. Também estão na disputa “Virtuosas”, de Cíntia Domit Bittar, “Pequenas Criaturas”, de Anne Pinheiro Guimarães, “Ruas da Glória”, de Felipe Sholl, “Love Kills”, de Luiza Shelling Tubaldini, “Ato Noturno”, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, e “Coração das Trevas”, de Rogério Nunes.
Mostras paralelas e hors concours
Na mostra Novos Rumos, dedicada a novos diretores, estão títulos filmados por atores famosos, como “Eu Não Te Ouço”, de Caco Ciocler, e “Nada a Fazer”, de Leandra Leal. Por sua vez, a programação hors concours terá a pré-estreia de “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho estrelado por Wagner Moura, exibido em Cannes e cotado para representar o Brasil no Oscar 2026.
Outros destaques fora de competição incluem “(Des)controle”, de Rosane Svartman, “O Homem de Ouro”, de Mauro Lima, “Por Nossa Causa”, de Sergio Rezende, “Querido Mundo”, de Miguel Falabella, e “Sexa”, estreia de mais uma atriz, Gloria Pires, na direção.
Gênero, documentários e séries
A tradicional Midnight Movies, dedicada ao cinema de gênero, contará com cinco produções brasileiras, entre elas “Nosferatu”, de Cristiano Burlan, e “Quarto do Pânico”, de Gabriela Amaral Almeida, refilmagem nacional do thriller homônimo de David Fincher.
Na categoria documentário, foram selecionados títulos como “Amuleto”, de Igor Barradas e Heraldo HB, “Massa Funkeira”, de Ana Rieper, e “Meu Coração Neste Pedacinho Aqui — Dona Onete”, de Mini Kerti.
A Première Brasil também abrirá espaço para séries nacionais, com exibição dos episódios iniciais de “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”, de Andrucha Waddington, “Ayô”, de Yasmin Thayná, “De Menor”, de Caru Alves de Souza, e “Tremembé”, de Vera Egito.
Programação internacional e abertura
Além da seleção brasileira, o festival apresentará produções internacionais e mostras especiais, além de retrospectivas e curtas. A abertura será em 2 de outubro, com a exibição de “Depois da Caçada”, de Luca Guadagnino, estrelado por Julia Roberts e Andrew Garfield, em sessão de gala no Cine Odeon.
O evento se estende até 12 de outubro em diversos cinemas do Rio de Janeiro.